terça-feira, 29 de maio de 2012

Recursos midiáticos


A educação como um processo permanente e progressivo deve buscar atividades que aprimorem a inteligência e o pensamento dos aprendizes. Diversificando o uso das mídias e melhorando a didática, professores do C E Manoel Beckman usam recursos que potencializam a eficácia do conteúdo repassado na sala de aula. Como exemplo dois registros abaixo.

1.  Para atingir a integração da turma e a aprendizagem a professora de Língua Espanhola, Tânia, trabalha com o auxílio da música.    
   A música é uma fonte que pode transformar o ato de aprender em uma ação prazerosa, melhorando o raciocínio e a criatividade conferindo satisfação e alegria.

2.   O projetor multimídia também auxilia em várias disciplinas como a aula de matemática, na qual é trabalhado entre outros assuntos a circunferência e a equação da circunferência. Informações repassadas pelo professor Renato com a projeção de imagens evidenciando a circunferência, segmento de reta, o raio da circunferência, equação de uma circunferência e algumas atividades.
             Com o auxílio das mídias as aulas tornam-se mais atraentes e dinâmicas.



segunda-feira, 28 de maio de 2012

Drogas


Drogas são substâncias químicas, naturais ou não, que provocam alterações, dependência física e psicológica. As drogas podem ser depressoras, estimulantes, perturbadoras ou apresentar efeito misto.
Como prevenir e tratar o usuário, assim como outras questões  foram discutidas na palestra ministrada no C E Manoel Beckman. São vários os motivos que levam um indivíduo a usar drogas, sendo que a curiosidade e a influência dos amigos são mais comuns. O desejo de fuga de problemas familiares, dificuldade de lidar com situações difíceis ou por busca de prazer, ilusão.
Não é fácil recuperar o paciente usuário de drogas e dependente químico, mas juntos, familiares e profissionais preparados, podem orientar o tratamento e a prevenção.



quinta-feira, 24 de maio de 2012

Inglês - Máximo

No âmbito da Língua Inglesa o professor também têm liberdade para reinventar suas práticas de ensino e almejar bons resultados, entre algumas possibilidades adotar novas posturas, por exemplo, usar novas tecnologias como recurso potencializador do ensino.
Aulas de inglês nos turnos matutino e noturno no laboratório de informática sendo utilizado pelo professor de língua estrangeira como prática complementando os estudos teóricos.
O software em uso possibilita praticar verbetes reforçando o conhecimento de diversas palavras e aquisição de outras com jogos interativos, guia de estudo para vocabulário e gramática, palavras cruzadas e anagramas, mapas do mundo para aprender nomes de cidades além de outras atividades interativas.

sábado, 19 de maio de 2012

Olímpiada Brasileira de Física

Sábado dia 19/05/2012, salas lotadas no C E Manoel Beckman para a 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Física. O principal objetivo da participação consiste em: Despertar o interesse pela Física; Usar as competições intelectuais como veículos de interesse pela disciplina além de possibilitar a busca de carreiras científico-tecnológicas.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Mês de maio, mês de Maria, e com Maria, o dia das mães. Mês de ternura, do afetivo, do amor e da família.

Mãe.....
que na constante presença nos ensina
na pureza do teu coração o que o amor é capaz...
Amor sem dimensão. A presença de cada passo leva sempre
a um horizonte....
Mulher a quem devemos a vida, que merece nossa gratidão e nosso afeto.
Homenagem do CE Manoel Beckman a todas as mães.

Fechando o primeiro período letivo

A reunião de pais teve como objetivos:
  • Compartilhar informações;
  • Esclarecer dúvidas;
  • Estabelecer uma relação de confiança e aproximar a família da escola;
  • Discutir coletivamente as ações pedagógicas;
  • Estabelecer ações conjuntas com os pais a fim de sanar as dificuldades de aprendizagem e outros problemas.
Toda escola deve ser atrativa e carinhosa e acima de tudo ter atitudes profissionais.

terça-feira, 8 de maio de 2012

FÍSICA

Em Física, o estudo da velocidade relaciona a variação da posição no espaço com o tempo, concluindo-se então à distância percorrida por um corpo. A aula prática, desenvolvida pela professora Aryadna do CE Manoel Beckman, na quadra de esporte consiste em calcular o tempo necessário para dar duas voltas completas na quadra. Com um cronômetro, alunos marcam o tempo que cada dupla leva para ir e voltar no percurso já estabelecido. Dados devidamente anotados, na sala os aprendizess fazem os cálculos da velocidade desenvolvida por cada equipe. Prêmio para a vencedora.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

CONSELHO DE CLASSE MAIO 2012

Para suscitar decisões a respeito do processo de ensino, o conselho de classe acontece no CE Manoel Beckman, oportunidade na qual juntos docentes das diversas disciplinas compartilham o objetivo de analisar o currículo, a metodologia e o sistema de avaliação. De acordo com o Regimento escolar os sujeitos do processo educativo: alunos, professores e equipe pedagógica participam ativamente, discutem alternativas e propõem ações para sanar dificuldades de aprendizagem detectadas até o momento.