sexta-feira, 27 de maio de 2016

EDUCAÇÃO

MEMBROS DA AML VISITAM O CENTRO DE ENSINO MANOEL BECKMAN



Membros da Academia Maranhense de Letras: Sebastião Moreira Duarte,
 Benedito Buzar (presidente), Ceres Fernandes e José Ewerton Neto.
Foto Ribamar Mendonça

A Academia Maranhense de Letras, conhecida também como Casa de Antônio Lobo, representada pelos seus imortais Benedito Buzar – presidente, Sebastião Moreira Duarte, Ceres Fernandes e José Ewerton Neto fez na manhã de sexta-feira, 20, uma visita ao Centro de Ensino Manoel Beckman, com a finalidade de expor aos alunos a história da casa; sua fundação e estrutura; seus membros; e a que se destina: “empenhar-se na sistematização de diversas atividades culturais, a exemplo da realização de concursos literários e incentivo a produções artísticas; e incentivar os atores da cultura maranhense em todas as áreas” (MORAES, 1987). Foi também feito uma reflexão junto aos alunos sobre arte e literatura, sugerindo, na ocasião, a criação de um Centro Acadêmico.
Alunos participantes e equipe
Foto Ribamar Mendonça

A gestora Alcione Bezerra fez a abertura da solenidade, apresentando os visitantes aos alunos presentes; e o presidente Benedito Buzar tomou a palavra fazendo um ligeiro comentário histórico da casa fundada em 10 de agosto de 1908, por Antônio Lobo, tendo como patrono geral o poeta Gonçalves Dias. Falou, ainda, dos acadêmicos, do processo de sucessão da cadeira e da importância da casa como salvaguarda da cultura literária dos maranhenses – muito deles, internacionalmente conhecidos.
Todos os membros da mesa fizeram uso da palavra, comentando as suas obras, interagindo com a plateia e presenteando alguns alunos, que foram bastante elogiados pelo seu talento, pela disciplina e, sobretudo, pelo uso correto da língua portuguesa na expressão oral – tão castigada pela Internet nos dias atuais.

Intervenções: Prof. Silva, alunos e técnica da URI/SECMA
Foto Ribamar Mendonça

A professora Maria Ribamar Silva, falou do trabalho que vem realizando com os alunos: leitura e produção de textual, que culmina na edição de um jornal BECKMAN NEWS, que no fim de cada ano veicula na escola e entorno. A professora Silva foi muito elogiada pela iniciativa e pelo seu trabalho.

A gestora Alcione Bezerra encerrou a sessão, agradecendo a visita da
Academia Maranhense de Letras e da SECMA/URI, promotora do evento. Foi doado, na ocasião vários livros de escritores maranhenses para o acervo bibliográfico da escola.    

terça-feira, 24 de maio de 2016

PERFIL

PEDRO HENRIQUE LISBOA DA SILVA

I Mostra de Música na Escola e Colação de Grau CEMB 2016
Foto: Ribamar Mendonça

O canto coral é uma atividade assegurada na Lei 11.769, de 18 de agosto de 2008, que determina a obrigatoriedade do ensino da Música nas escolas de educação básica.
 Por ser considerado um trabalho grupal, o canto coral desenvolve na criança e no adolescente a autoestima e a autovalorização; transforma atitudes e recria o sentido da cidadania; fortalece a integração entre os participantes; e descobre novos talentos; além de ser uma das mais eficazes formas de musicalização.
O Centro de Ensino Manoel Beckman, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão e a Secretaria de Educação do Estado, num projeto de extensão do curso de Música, criou em 2015 o Coral Manoel Beckman, coordenado pelo professor PEDRO HENRIQUE LISBOA DA SILVA.
Henrique, 20 anos, é natural de São Luís e seu gosto e interesse pela música são desde criança. Ficava observando seus pais no dia-a-dia, que são, naturalmente, apreciadores da boa música, formando-se Corista Infantil na igreja que se congrega. Aprendeu a tocar em um projeto social em sua escola de ensino regular (fundamental e médio) e estuda canto lírico Escola de Música Lilah Lisboa.
 “A dinâmica do Coral Manoel Beckman se dá de duas maneiras: a parte teórica, ministrada pela professora de Arte Ana Deborah Pereira de Barros; e a prática, no caso específico, composta por alunos com tendência e interesse pelo canto coral”, diz o prof. Henrique, coordenador e regente do coro.
O professor Henrique tem uma verdadeira paixão pela música, “... é barítono – tipo de voz mais suave, intermediaria entre o tenor e o baixo – inteligente, dedicado; está sempre buscando o aperfeiçoamento vocal e musical”, diz o seu instrutor, Simão Pedro do Amaral, da Escola de Música do Estado.
O canto é uma arte espontânea e prazerosa. É o meio de expressar sentimentos, alegria e dor, podendo ser fácil para uns; difícil para outros; mas prazerosa para todos. “Graças ao prof. Henrique já tenho uma noção de música [...] o coral trabalha sua voz. Hoje a minha voz está muito melhorada [...] depois que entrei (no coral) comecei a cantar mais naturalmente, descobrir até o tipo de minha voz: o médio. Chego a notas agudas e graves”, diz o aluno Alex Cantanhede em recente entrevista a este Perfil.
O prof. Henrique organizou recentemente A Noite Lírica de Canções Amazônicas, um tributo ao compositor e pianista paraense Waldemar Henrique no hall da Escola de Música Lilah Lisboa, na Praia Grande.

A sua proposta para o ano letivo de 2016 é dar continuidade a estrutura e funcionamento do coral; trabalhar os alunos novos; e aprimorar ainda mais as vozes dos coralistas.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

ENEM 2016

Enem tem um milhão de inscritos em menos de 24h
Fonte: Guia do Estudante - terça-feira, 10 de maio de 2016

                                                                                                          Foto Divulgação
Segundo informações do Guia do Estudante, fornecido pela Abril Comunicações, da última terça-feira, 10, as inscrições do Enem chegaram a 1.018.148 candidatos em menos de 24h depois da abertura do sistema. Superou a do ano anterior, cuja marca foi alcançada após 48 horas.
O Ministério da Educação espera receber 8 milhões de inscrições, das quais 2,2 milhões devem ser de estudantes que estão no último ano do ensino médio. O exame ocorre no fim de semana dos dias 5 e 6 de novembro.
Taxa de inscrição
A taxa de inscrição é de R$ 68,00 e o boleto deve ser pago até as 21h59 do dia 25 de maio. Alunos matriculados no último ano do Ensino Médio da rede pública estão isentos automaticamente da taxa. Participantes que declararem carência no ato da inscrição também podem obter a isenção.
Para que serve o Enem?
A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.
Aqueles que obtiveram isenção no Enem de 2015 e não compareceram aos dois dias de provas, mas pretendem pedir nova isenção, devem justificar a ausência, conforme previsto em edital. Haverá campo específico para o esclarecimento no próprio sistema de inscrição. Da mesma forma, os isentos que não comparecerem nos dois dias de provas deste ano perderão o benefício na próxima edição.
Aplicativo e identificação biométrica
A edição do exame deste ano trará, pela primeira vez, o reconhecimento individual, com a impressão da digital na ficha de identificação do participante por meio de selo gráfico, autoadesivo. Leia os detalhes no edital do Enem de 2016, publicado no Diário Oficial da União de 15 de abril.
O aplicativo para smartphones, desenvolvido pelo MEC, conterá todas as informações necessárias aos participantes, como o cronograma do Enem, um mural de avisos, dicas e resultados. Também permitirá o acompanhamento da inscrição e servirá como instrumento de diálogo com os participantes.
Necessidades especiais
Pessoas com deficiência ou necessidades específicas contarão com atendimento especializado, de acordo com solicitação a ser feita pelo próprio interessado no sistema de inscrições. Para tanto, é necessário apresentar documento comprobatório legível no qual deve constar o nome completo do participante; o diagnóstico com a descrição da condição que motivou o pedido de atendimento; a assinatura e a identificação do médico ou profissional especializado, com o número do registro no Conselho Regional de Medicina ou no conselho de classe.
Nome
Travestis e transexuais que pretendem ser identificados pelo nome social devem fazer a inscrição normalmente, no período estabelecido no edital, de 9 a 20 de maio. Entretanto, para usar o nome social, precisam encaminhar cópia de documento de identificação, foto recente e formulário preenchido, disponível na página do exame na internet, entre os dias 1º e 8 de junho.
Provas
Nos dois dias de exame, em 5 e 6 de novembro, os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). As provas terão início às 13h30. O tempo extra de meia hora será usado para procedimentos de segurança, como revista eletrônica e para que os participantes possam guardar os pertences. O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no primeiro dia (sábado) e cinco horas e meia no segundo dia (domingo).

Mais informações e o edital do Enem de 2016 estão disponíveis no site oficial do Enem. Em caso de dúvidas sobre o exame, os candidatos podem ligar para o telefone 0800-616161.

terça-feira, 10 de maio de 2016

ENEM



UEMA LANÇA EDITAL DE ISENÇÃO DA TAXA DO PAES 2017

  Foto: Ribamar Mendonça
                                                                                                                                             

A Assessoria de Comunicação Institucional da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) divulgou no mês de abril, nota sobre o Edital referente a isenção do pagamento da taxa de inscrição do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) para o exercício de 2017.
Os critérios para obter a isenção estão dispostos no EDITAL Nº 044/2016, objeto desta notícia, assim resumido:
a)      O aluno deve ser oriundo da rede pública, devendo comprovar ter cursado os últimos 5 anos na rede pública de ensino do Estado do Maranhão;
b)     renda familiar não superior a 2 salários mínimos e apresentar os seguintes documentos:
  • Fotocópia do(s) comprovante(s) de renda familiar referente ao mês de janeiro, fevereiro ou março de 2016, não superior a dois salários mínimos;
  • fotocópia da conta de energia elétrica da residência familiar referente ao mês de janeiro, fevereiro ou março de 2016, que comprove consumo médio mensal inferior a 100 kw/h; e
  •    declaração do próprio requerente ao processo seletivo, de que atende o requisito do caput deste artigo, firmada sob a advertência das penalidades decorrentes de falsa declaração (art. 299, do Código Penal Brasileiro).
Para solicitação da isenção do pagamento da taxa de inscrição, o inciso II do Edital supracitado diz ainda que:
“Para solicitar a isenção do pagamento referente à taxa de inscrição dos processos seletivos de acesso aos Cursos de Graduação da UEMA, eventualmente promovidos ao longo do ano de 2016, em especial o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES, o interessado deverá preencher eletronicamente o formulário de solicitação de isenção disponível no endereço eletrônico www.vestibular.uema.br, no período de 18 de abril a 13 de maio de 2016”.

Resumidamente, o interessado deverá fazer o seguinte roteiro:
  •  Ir para o endereço: www.vestibular.uema.br – e preencher o formulário eletrônico. O uso do CPF é necessário para esta ação.
  •  Imprimir o formulário.
  • Requerer na secretaria da escola uma declaração que comprove que cursou e/ou está terminando o ensino médio na escola pública.
  • Levar aos locais de entrega: o formulário impresso e documentos que comprovem que estudou 5 anos na escola pública (declaração da escola e cópia do histórico escolar do ensino fundamental).
Os horários de funcionamento para entrega da documentação são: das 09h às 12h e das 14h às 17h, nos seguintes locais:
a)      Campus da UEMA Prédio do CECEN (Entrada do Campus, em São Luís)
Cidade Universitária Paulo VI, s/n – Tirirical
b)     Centro de Ensino Arnaldo Ferreira
Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n – Cohab Anil
c)      Centro de Ensino Liceu Maranhense
Parque Urbano Santos, s/n – Centro.
Fonte:

quinta-feira, 5 de maio de 2016

terça-feira, 3 de maio de 2016

RETROSPECTIVA



 MÊS DE ABRIL

DATA
MATÉRIA
RESUMO
01 abr.
Gestores escolares da Região Metropolitana cobram do Governo Dino ações para melhoria da rede escolar estadual.
Mobilização dos professores e gestores da rede de ensino público estadual para a melhoria da estrutura das escolas e garantir a qualidade da educação nas unidades de ensino estaduais da Regional de Educação de São Luís.
08 abr.
Alunos do Manoel Beckman se mobilizam para a eleição de representantes de turma.
Mobilização dos alunos do Centro de Ensino Manoel Beckman dos turnos matutino e vespertino para as eleições de Representantes de Turma do ano letivo de 2016.
14 abr.
Inscrições para o Enem 2016 começam dia 9 de maio.
O MEC informa o período de inscrições para o Enem 2016, que vai das 10h do dia 9 de maio até as 23h59 do dia 20 do mesmo mês. As inscrições devem ser feitas pelo endereço http://enem.inep.gov.br/. A taxa de inscrição será de R$ 68,00 e o boleto poderá ser pago até as 21h59 do dia 25 de maio. Dessa vez, os candidatos poderão efetuar o pagamento também em casas lotéricas e agência dos Correios.
15 abr.
Para evitar fraudes, MEC vai coletar digital de participantes do ENEM 2016.
Por determinação do ministro Aloizio Mercadante, da Educação, serão coletadas as impressões digitais de todos os candidatos que realizarem o Enem neste ano. O ministro afirmou, ainda, que com a identificação "não há possibilidade de um candidato fazer pelo outro, mesmo que seja parecido, porque vai ficar a digital de quem fez a prova".
15 abr.
Primeiro simulado on-line
O Ministério da Educação, através da TV Escola está disponibilizando aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, o Primeiro Simulado “On-Line”, através da Plataforma de Estudo HORA DO ENEM.
15 abr.
Eleição de representante de turma
Eleição do Representante de Turma para o ano letivo de 2016, nos turnos matutino e vespertino.
18 abr.
A Língua Portuguesa no Romance Digital
Artigo da profa. Thaís Nicolete, compilado do Blog do Jornal Folha de São Paulo, que analisa os problemas do relacionamento por mensagens de texto arroladas aos erros gramaticais, que, segundo a autora, “levam a uma brochada imediata”.
25 abr.
Exposição de Arte Rupestre
A exposição, coordenada pelo prof. Carlos Sobrinho, de História, com o tema DA PINTURA RUPESTRE A ORIGEM DA ESCRITA que tem como objetivo estudar as sociedades antigas para o melhor entendimento das sociedades atuais.
25 abr.
Perfil
O blog CEMB inaugura nova coluna – PERFIL - com a finalidade de divulgar professores, alunos e demais segmentos da escola, que se destacam com trabalhos relevantes no campo das Artes, Educação, Administração, Esporte e Lazer, dentre outras atividades afins. Teve como estreante, o aluno Alex Reis Cantanhede, revelação em 2015 no campo da Música.
26 abr.
Eleição do Colegiado Escolar
Eleições do Colegiado Escolar para o biênio 2016-2018, nos turnos matutino e vespertino, com a participação de toda comunidade escolar: professores, pais ou responsáveis, e demais servidores (técnicos, administrativos).
26 abr.



Ministério da Educação faz neste sábado primeiro simulado nacional do Enem
Simulado nacional do Enem para os 2,2 milhões de estudantes do último ano do ensino médio, pela internet.
                                                                                      Fonte: Blog Manoel Beckman