Os mais de 6 bilhões de pessoas que habitam hoje o planeta Terra, com seu elevado consumo de energia, água, e outros recursos naturais, constituem o principal fator de desequilíbrio ecológico para o meio ambiente global. A biosfera está sob constante pressão. Mas isso não quer dizer que a situação não possa mudar para melhor.
Talvez o maior problema da crise ambiental das últimas décadas seja que cada um de nós ache que, sozinho, não vai fazer diferença. ”De que adianta eu separar o meu lixo para reciclagem, se ninguém mais fizer isso? Por que eu vou deixar de comer palmito-juçara, uma espécie ameaçada da Mata Atlântica, se todas as outras pessoas continuam a comprar?
Esse é o grande nó da questão ambiental: convencer cada pessoa de que ela pode, sim, fazer diferença. Pelo menos com respeito a lixo, energia, água, transportes e hábitos de consumo.
(Ciência – Marcelo Leite)
Com a idéia principal "Fazer a sua parte ou fazer a difernça", os alunos do Centro
de Ensino Manoel Beckman, turno matutino, dedicaram grande parte dos seus estudos a compreender
como funciona o meio ambiente e a relação do mesmo com o lixo, a energia, a
água, o transporte, o consumo e principalmente o que fazer com o lixo.
Definido o tema a ser estudado e suas pesquisas discutidas
com os professores afins, os alunos partiram para a defesa dos trabalhos. Defenderam
com muita precisão os diversos temas abordando "Sustentabilidade e Meio Ambiente" na 1ª Feira de Ciências do Centro de Ensino Manoel Beckman que aconteceu no dia 17 de janeiro de 2014.
Os alunos do turno Vespertino realizaram pesquisas em biologia, física, matemática, química e utilizando recursos diversos apresentaram conhecimentos adquiridos ao longo do ano.