PALESTRA SOBRE SUICÍDIO
O
suicídio é um fato que atualmente vem preocupando boa parte da humanidade,
principalmente neste século, onde os dados são alarmantes, e requer a atenção
da família, da sociedade e de profissionais específicos.
O
Brasil, conforme dados da Organização Mundial de Saúde, ocupa o oitavo lugar entre
os países com maior índice de suicídios no mundo, ao lado da Índia, da China, dos
Estados Unidos, da Rússia, do Japão, da Coreia do Sul e do Paquistão, praticado na maioria por pessoas do sexo masculino.
Pesquisas comprovam que o suicídio é a terceira maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e a sétima entre crianças e pré-adolescentes de 10 a 14 anos de idade. No Brasil, a cada 45 minutos há um suicídio; e no mundo, uma tentativa a cada três segundos, e um ato a cada 40 segundos, totalizando em um milhão de suicídios no planeta entre crianças, adolescentes e jovens no início da fase adulta, levados pelo consumo abusivo de álcool, drogas e doenças psiquiátricas, como a ansiedade e a depressão.
Diante desses dados alarmantes, o Centro de Ensino Manoel Beckman vem adotando medidas preventivas, como palestras, diálogos, cartazes, folders e outros meios de divulgação, com a finalidade de conscientizar seus alunos.
Na manhã de quarta-feira, 29, o enfermeiro e psicólogo Marco Aurélio Costa Lima, da Faculdade Pitágoras, fez uma palestra direcionada exclusivamente aos professores da escola, com o tema Prevenção contra o suicídio em adolescentes, a convite da profa. Elba Abreu, com o apoio dos gestores e equipe técnica, com a finalidade de aprofundar ainda mais os conhecimentos dos docentes sobre o assunto.