HURROU! HURROU!
A noite de autógrafos
“O Bumba-meu-boi do Maranhão é uma
celebração múltipla que congrega diversos bens culturais associados, divididos
entre o plano expressivo, composto pelas performances dramáticas, musicais e
coreográficas; e o plano material, composto pelos artesanatos, como os bordados
do boi, confecção de instrumentos musicais artesanais, entre outros. Em todo
seu universo, destaca-se também a riqueza das tramas e personagens”. (Assessoria de Comunicação Iphan)
Não faltou alegria, gente bonita e casa cheia para a noite de autógrafos da arte-educadora Deborah Barros e prof. dr. João Fortunado Junior, do livro Hurrou! Hurrou! – O bumba-meu-boi na escola, na noite de quinta-feira, 13, no Buriteco Café. A noite também fez a sua parte: o tempo estava bom, agradável e aconchegante, lembrando até as antigas cidades e casas noturnas portuguesas.
Estavam presentes profissionais do Centro de Ensino Manoel Beckman, da Universidade Federal do Maranhão, amigos e convidados, num ambiente à meia-luz, regado a doces, salgados e bebidas leves.
A obra objetiva reconhecer e salvaguardar o bumba-meu-boi do Maranhão, enquanto Patrimônio Cultural do Brasil e Patrimônio Imaterial da Humanidade, pela complexidade dos seus bens culturais composto por performances dramáticas, musicais e coreográficas; e pelo plano material composto pelos artesanatos, bordados, confecções de instrumentos musicais, figurino, além da riqueza das tramas e seus personagens.
Todo trabalho foi realizado no Centro de Ensino Manoel Beckman, São Luís, no ano de 2017, como tema da pesquisa de Mestrado da arte-educadora Deborah Barros, sob a orientação do prof. dr. João Furtado Soares de Quadro Junior da UFMA; e consiste “numa proposta de intervenção, cujo objetivo é aplicar uma metodologia de ensino da cultura popular, abordando o bumba-meu-boi maranhense. É direcionada a professores, alunos e interessados pela cultura popular maranhense, pois faz um minucioso recorte das origens, história e sotaque do bumba-meu-boi do Maranhão.”, diz a autora.
A EDUFMA - editora da Universidade Federal do Maranhão foi a responsável pela edição da obra, após aprovação pelo Conselho Editorial.
O registro fotográfico ficou por conta do estudante de Jornalismo Artur Pontes, ex-Manoel Beckman, que fez questão de registrar o evento como prova do carinho e admiração pela autora; e pelo seu trabalho que vem desenvolvendo na escola, na preservação da principal identidade cultural do Maranhão: o bumba-meu-boi.
REFERÊNCIAS
JORNAL PEQUENO. Caderno JPTurismo, ed., 07 jun. 2019. p. 6.
Fotos by Artur Pontes