segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

BECKMAN NEWS - O Jornal do C E Manoel Beckman

O Beckman News  é resultado do projeto o Jornal da Turma, idealizado e coordenado pela professora de Língua Portuguesa, Maria Ribamar Silva, e desenvolvido por  seus alunos de 1ª e 2ª séries do turno vespertino do CE Manoel Beckman. Um projeto relacionado especificamente ao estudo da Produção Textual, a partir dos procedimentos de leitura e de pesquisa e criação. Uma forma agradável e precisa de se constatar principalmente a Competência de área 7 que preconiza: “Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas”, por meio das habilidades demonstradas em: “Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais, utilizados  com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos”; e “Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público-alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados”.
O projeto foi apresentado aos alunos, que o aceitaram de imediato. A partir disso, leituras e pesquisas foram sugeridas para que se familiarizassem com a tarefa de futura produção. Formaram-se grupos heterogêneos aos quais couberam atividades específicas ao desenvolvimento de um jornal comum. Para isso, solicitou-se a presença de um profissional da área, a fim de que, em Oficinas, orientasse os alunos quanto à estrutura do lide e designe.
A partir da formação das editorias, as matérias foram elaboradas, analisadas, avaliadas, selecionadas e reescritas. Inúmeras vezes reescritas. Esses foram momentos de bastante cautela e sensibilização, visto que nem tudo o que havia sido produzido poderia constar no jornal da turma. Entretanto, a maturidade dos alunos no entendimento do que seja um trabalho de e em grupo facilitou consideravelmente o processo.
Jornal produzido, momento de se buscar a logística para sua reprodução. E, para isso, a direção da escola não mediu nenhum esforço. Reconhecendo a importância desse trabalho para o crescimento linguístico dos alunos, realizou o sonho da comunidade escolar. Somente assim, em parceria, pode nascer o Beckman News, o Jornal da Turma. 
Palavras de Maria Ribamar Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário