quarta-feira, 7 de março de 2012

Redes Sociais ? Mudança na Comunicação

Redes Sociais ? Mudança na Comunicação

Orkut, Facebook, Twitter, MySpace...

Orkut, Facebook, Twitter, MySpace...
Orkut, Facebook, Twitter, MySpace...
Os acontecimentos no Oriente Médio nos últimos dias mostram o quanto as redes sociais são poderosas. Mesmo com os governos locais bloqueando o acesso a internet, formas alternativas de acesso foram utilizadas e conseguiram mobilizar milhões de pessoas.
 Parece até clichê, mas a internet mudou a forma  de comunicação mundial e trouxe conseqüências para diversos seguimentos, inclusive  no modo com que as marcas se relacionam com seus clientes.
No Brasil contamos com três redes sociais de grande acesso, Orkut, Facebook e Twitter.
 O Orkut vem perdendo espaço a cada dia. Aquela febre de acessos do início dos anos 2000 já não atinge a maioria dos usuários, que acostumados a acessar diariamente, hoje fazem um único acesso mensal. Tal “declínio” se deu porque a forma de se comunicar exigia a busca de comunidades, não permitia a leitura rápida de mensagens, além de não possuir aplicativos. Outro fato para a decadência do Orkut foi a invasão de usuários de apenas um país, o Brasil, fazendo com que usuários de outros países migrassem para o seu concorrente o Facebook.
Atualmente Facebook e Twitter são manias mundiais, pela interface fácil, o que permite aplicações para dispositivos móveis e rapidez na comunicação. E o que os profissionais do Marketing fizeram? Aproveitaram essa “onda” para surfar em uma comunicação inteligente e direta, afinal em que outro meio consigo medir a satisfação do meu cliente de forma tão rápida?
Certa vez estava no aeroporto de Salvador e postei no meu Twitter sobre o atendimento da TAM, uma hora e meia depois ao chegar em Fortaleza já existia uma resposta me pedindo desculpas e que caso tivesse acontecido algo mais, poderia informa-los para que tomassem as devidas providências. Comunicação rápida e direta.
Ao entrar em meu perfil do Facebook sempre existe a sugestão para seguir o Luciano Hulk, que provavelmente em uma negociação dupla, aproveitou para promover seu nome com os usuários e promover o Facebook com seu público, que procura tudo pelo apresentador. Ahh o Luciano Hulk também é o brasileiro com maior número de seguidores no Twitter.
Com esse universo de formas interessantes de comunicação com os clientes ,  observamos o quanto a estratégia de comunicação em massa precisa ser cada vez mais trocada pela forma personalizada. Assim como no mundo da Moda, onde o “jeans azul” sempre igual deu lugar às roupas customizadas, no marketing a comunicação em massa começa a ganhar cada vez mais foco em comunicação individual.


O conteúdo disponibilizado pelos colunistas não reflete necessariamente a opinião da ELO Internet

Alexandre Couto

Alexandre Couto

Administrador de Empresas, MBA em Gestão Estratégica de Marketing. Sócio-Proprietário da R3C Soluções onde atua na consultoria de Marketing.


FONTE: http://elo.com.br/portal/colunistas/alexandrecouto/ver/221334/redes-sociais--mudanca-na-comunicacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário