quarta-feira, 22 de março de 2017

AÇÕES PEDAGÓGICAS

VISITA DOS ALUNOS DO CEMB NA RÁDIO E TV DA UFMA

Os alunos do terceiro ano do Centro de Ensino Manoel Beckman visitaram na manhã de 10 e 21 de março, as instalações da Rádio Universidade e TV UFMA, com a finalidade de conhecer o dia-a-dia dos profissionais dos meios de comunicação de massa.
A visita foi coordenada pela supervisora pedagógica da escola profa. Luizilaura Costa Moreira; e conduzida nas duas etapas por professores da instituição. Na primeira, a professora de Arte Renata Sena; e na segunda etapa as professoras de Língua Portuguesa Rosário Marques e Maria de Ribamar Silva, proporcionando aos alunos observar a experiência, a técnica e a rotina vivenciadas no cotidiano dos profissionais de rádio e TV, principalmente o trabalho de equipe, que nessa profissão é de fundamental importância.
A visita oportunizou aos alunos o entendimento de atividades como:
a)      criação e elaboração de roteiros e programas;
b)      coordenação de programação;
c)      direção de equipes de produção;
d) supervisão da produção de um programa e a criação de quadros, observando o conteúdo e a qualidade técnica;
e)    edição de imagens e textos, bem como a seleção de sons que farão parte de cada programa de rádio e/ou televisão;
f)       gestão administrativa e financeira, marketing e audiência;
g)   infraestrutura para realização e transmissão de um programa a ser realizado com qualidade, obedecendo as técnicas de entrevista, preparando o entrevistado, quando for o caso, providenciando material de apoio, cenários, suporte técnico e logístico para as gravações;
h)      textos narrativos para a introdução de filmes, minisséries e outros programas afins;
i)       técnicas de manuseio dos equipamentos de gravação de imagem, som, iluminação e edição; e
j)       utilização da  fotografia como instrumento de apoio a comunicação e ferramenta do branding (a arte de administrar a marca de uma empresa).

Foi informado, ainda, a grade de programação da rádio e TV, voltada para o entretenimento, educação, cultura e noticiários local, nacional e internacional. 
PRIMEIRA TURMA






SEGUNDA TURMA













quarta-feira, 8 de março de 2017

COMEMORAÇÕES

Dia Internacional da Mulher
 
Foto Abril Comunicações S/A

O 8 de março é consagrado ao Dia Internacional da Mulher. Foi criado  no início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto da Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial, quando ocorre a incorporação em massa da mão-de-obra feminina na indústria; e das lutas das mulheres por melhores condições de trabalho, de vida, e de direito ao voto.
Neste ano as mulheres de todo o mundo resolveram comemorar o seu dia de forma diferente: UM DIA SEM MULHERES.
 No Brasil elas estão convocando uma greve geral para este dia, como uma forma de protesto contra a cultura machista e do estrupo que vivem hoje.
O Manifesto Convocatório (ler completo aqui) traduzido e adaptado à realidade latino-americana pelo movimento argentino #NiUnaMenos defende que “marchemos juntas por um mundo mais igualitário, que respeite os direitos femininos e reconheça que somos alvo de uma violência física e mental por conta dessa diferença de visão”, diz o documento.
O objetivo da grave é mostrar que num único dia afastada das suas tarefas diárias (a dupla jornada de trabalho, entre o emprego e os afazeres domésticos) afeta o funcionamento da sociedade como um todo. É uma forma de conscientizar e de fazer entender o quanto são importantes para o mundo em todos os aspectos.
A todos as mulheres do Brasil e do mundo, o nosso respeito, o nosso reconhecimento por tudo que fizeram e continuam fazendo na história, nas artes, na ciência, na tecnologioa e na construção de uma sociedade justa, igualitária e sem violência.

VIVA AS MULHERES!!!!