VISITA DOS ALUNOS DO CEMB NA RÁDIO E
TV DA UFMA
Os
alunos do terceiro ano do Centro de Ensino Manoel Beckman visitaram na manhã de
10 e 21 de março, as instalações da Rádio Universidade e TV UFMA, com a
finalidade de conhecer o dia-a-dia dos profissionais dos meios de comunicação
de massa.
A
visita - com duas etapas -, é uma proposta da professora de Arte Renata Sena, com o apoio da supervisora pedagógica Luizylaura Costa
Moura, que conduziram a primeira fase; a segunda, pelas professoras
de Língua Portuguesa Rosário Marques e Maria de Ribamar Silva, proporcionando
aos alunos observar a experiência, a técnica e a rotina vivenciadas no
cotidiano dos profissionais de rádio e TV, principalmente o trabalho de equipe,
que nessa profissão é de fundamental importância.
A
visita oportunizou aos alunos o entendimento de atividades como:
a)
criação e
elaboração de roteiros e programas;
b)
coordenação de
programação;
c)
direção de equipes
de produção;
d) supervisão da
produção de um programa e a criação de quadros, observando o conteúdo e a
qualidade técnica;
e) edição de imagens
e textos, bem como a seleção de sons que farão parte de cada programa de rádio
e/ou televisão;
f)
gestão
administrativa e financeira, marketing e audiência;
g) infraestrutura
para realização e transmissão de um programa a ser realizado com qualidade,
obedecendo as técnicas de entrevista, preparando o entrevistado, quando for o
caso, providenciando material de apoio, cenários, suporte técnico e logístico
para as gravações;
h)
textos narrativos
para a introdução de filmes, minisséries e outros programas afins;
i)
técnicas de
manuseio dos equipamentos de gravação de imagem, som, iluminação e edição; e
j)
utilização da fotografia como instrumento de apoio a comunicação
e ferramenta do branding (a arte de
administrar a marca de uma empresa).
Foi informado, ainda, a grade de programação da rádio
e TV, voltada para o entretenimento, educação, cultura e noticiários local,
nacional e internacional.
PRIMEIRA TURMA
SEGUNDA TURMA
Fotos by Ribamar Mendonça
Nenhum comentário:
Postar um comentário