sexta-feira, 23 de março de 2018

AÇÕES PEDAGÓGICAS


O DIA MUNDIAL DA ÁGUA


Instalação realizada pelos alunos bolsistas

O Dia Mundial da Água, 22 de março, foi celebrado no Centro de Ensino Manoel Beckman, com a participação de alunos do turno matutino, em sintonia com o mundo inteiro, que nessa ocasião celebravam o evento, ressaltando a importância desta fonte de vida para o planeta e alertando para os perigos da escassez.
Na ocasião foi promovida exposição e palestra pelos alunos bolsistas do Projeto Reuso de água, Luna Clarisse Lima Guimarães, Rubem Silveira Gomes, Haymê Lorenna Lima Lira e Silas Borges Sousa Soares. Referido projeto é uma parceria com a FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão), tendo como proponente a supervisora da escola Luizylaura Moura .
A palestra foi fruto da pesquisa bibliográfica sobre a quantidade de água disponível no mundo, no Brasil e no Maranhão e o seu desperdício. Foi abordado ainda os sistemas de abastecimento existentes em nossa cidade e a importância de economizar a água, especialmente por meio da reutilização deste recurso. 
“Destacamos que o objetivo da nossa pesquisa é perceber como os alunos da rede estadual da nossa redondeza estão economizando água e o nível de consciência ambiental que eles apresentam em relação a este bem, que é direito de todo cidadão.  A partir desta percepção, faremos (e já começamos a fazer em nossa escola) um trabalho de educação ambiental nas escolas dos bairros adjacentes, enfatizando, em especial, a importância do reuso de água dos condicionadores de ar e da chuva”, destacou o aluno palestrante.
Vale lembrar que a água é um patrimônio do planeta e que essa data - Dia Mundial da Água - foi instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU, em fevereiro de 1993, como data oficial, tendo como objetivo alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta, bem como, comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.

Aluno fazendo palestra sobre a água e e a importância do reuso

Platéia


Nenhum comentário:

Postar um comentário