quarta-feira, 11 de julho de 2018

AÇOES PEDAGÓGICAS: Curso de Violão


ENCERRAMENTO DO CURSO DE VIOLÃO
DO CENTRO DE ENSINO MANOEL BECKMAM


Na manhã de sábado, 07/jul., no auditório Mario Martins Meireles, do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão foi realizada a cerimônia de encerramento do primeiro semestre letivo de 2018, do Projeto de Extensão “Música para Todos”.
O projeto, procedente do curso de Música da UFMA é coordenado pelo professor João Jânio Quadros, tendo como objetivo oferecer formação gratuita à população de São Luís, principalmente aos alunos do ensino fundamental e médio.  
Sua proposta visa desenvolver na criança e no adolescente maior sensibilidade às questões humanísticas e sociais; ter um controle psicológico melhor, além de desenvolver o raciocínio e a concentração. Está sendo ministrado atualmente os cursos de Violão, Flauta Doce, Bandeiro e outros instrumentos de percussão.
No Centro de Ensino Manoel Beckman foi ministrado o curso de Violão pelo professor Arthur Kleberson Vieira Silva aos alunos Ana Luiza, Davi Costa, Kauane Costa, Markus Heinrich, Eduardo Pinto e Vitor Garcia.
Arthur Kleberson Vieira Silva é aluno do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Maranhão e Técnico em Guitarra Elétrica pela Escola de Música do Maranhão. É professor de Violão no Centro de Ensino Manoel Beckman, Centro de Ensino Nerval Lebre e Núcleo de Cultura Linguística da Universidade Federal do Maranhão.
       A escola foi representada pelo seu gestor-adjunto, prof. Fábio Fernandes.





domingo, 8 de julho de 2018

AÇÕES PEDAGÓGICAS: Festejo junino


ENCERRAMENTO DO 1º SEMESTRE LETIVO DE 2018

Cazumbá, personagem do bumba-meu-boi

Nos turnos matutino e vespertino do dia 28 de junho, o Centro de Ensino Manoel Beckman encerrou o primeiro semestre do ano letivo de 2018, com o tradicional festejo junino.
O evento aconteceu com a colaboração dos professores, coordenação da equipe técnica, apoio institucional dos gestores da escola e a brilhante manifestação dos alunos.
Foram apresentadas danças e músicas populares; comidas típicas; e figurinos característicos da época, numa abordagem pedagógica, visando a preservação da cultura popular maranhense; e lúdica, objetivando despertar nos alunos a beleza, o colorido e a variedade de sons e ritmos que embalam o imaginário popular maranhense nesta época do ano.
Desfilaram pela área de convivência da escola, quadrilha, caruriá, tambor de crioula, tumba-meu-boi, mix de ritmos modernos, xaxado – a dança do cabra macho, originária do sertão pernambucano; o carimbó, dança típica do Pará; ciranda, de origem pernambucana; auto do bumba meu boi maranhense; e mais interessante, ainda, a umbigada masculina do tambor de crioula, que lamentavelmente pouco se vê em suas apresentações.
Alunos do Centro de Ensino Erasmo Dias, do Maiobão, num gesto de cortesia, apresentou a dança do cacuriá, bastante aplaudida pelos presentes.
A festa contou, ainda, com a visita carinhosa dos ex-alunos da escola e o ex-gestor, prof. Estélio Leal, que não exitaram em comungar com todos o carinho e a alegria que contagiava o ambiente.





















































Fotos by Ribamar Mendonça