domingo, 8 de julho de 2018

AÇÕES PEDAGÓGICAS: Festejo junino


ENCERRAMENTO DO 1º SEMESTRE LETIVO DE 2018

Cazumbá, personagem do bumba-meu-boi

Nos turnos matutino e vespertino do dia 28 de junho, o Centro de Ensino Manoel Beckman encerrou o primeiro semestre do ano letivo de 2018, com o tradicional festejo junino.
O evento aconteceu com a colaboração dos professores, coordenação da equipe técnica, apoio institucional dos gestores da escola e a brilhante manifestação dos alunos.
Foram apresentadas danças e músicas populares; comidas típicas; e figurinos característicos da época, numa abordagem pedagógica, visando a preservação da cultura popular maranhense; e lúdica, objetivando despertar nos alunos a beleza, o colorido e a variedade de sons e ritmos que embalam o imaginário popular maranhense nesta época do ano.
Desfilaram pela área de convivência da escola, quadrilha, caruriá, tambor de crioula, tumba-meu-boi, mix de ritmos modernos, xaxado – a dança do cabra macho, originária do sertão pernambucano; o carimbó, dança típica do Pará; ciranda, de origem pernambucana; auto do bumba meu boi maranhense; e mais interessante, ainda, a umbigada masculina do tambor de crioula, que lamentavelmente pouco se vê em suas apresentações.
Alunos do Centro de Ensino Erasmo Dias, do Maiobão, num gesto de cortesia, apresentou a dança do cacuriá, bastante aplaudida pelos presentes.
A festa contou, ainda, com a visita carinhosa dos ex-alunos da escola e o ex-gestor, prof. Estélio Leal, que não exitaram em comungar com todos o carinho e a alegria que contagiava o ambiente.





















































Fotos by Ribamar Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário