terça-feira, 20 de novembro de 2018

AÇÕES PEDAGÓGICAS: Teatro na Escola II


Amor por anexins


 

O Centro de Ensino Manoel Beckman dando continuidade ao Festival de Linguagens, neste ano na sua quarta edição, encenou na manhã de quarta-feira, 11, no auditório da escola Amor por anexins, primeira peça escrita pelo dramaturgo e jornalista maranhense Artur Azevedo, na plenitude dos seus 15 anos, considerada pela crítica “um talismã literário”. Foi a peça mais representada no seu tempo, com recorde de público no Brasil e no exterior, segundo Antonio Martins de Araújo, em seu ensaio Homo politicus (1994).
A peça foi montada com a participação dos alunos do segundo ano, matutino, com concepção, adaptação e direção da profa. Maria Ribamar Silva, de Língua Portuguesa, que fez neste ano a sua estreia no Festival de Linguagens em grande estilo.
Há tempos a profa. Silva mostrava interesse em encenar essa peça com alunos do 2º e 3º ano durante o Festival de Linguagens. Este ano coincidiu com a segunda etapa do Enem, impossibilitando, assim, a participação dos alunos do ‘Terceirão” segundo informações da profa. Ms. Conceição Ericeira, Coordenadora Pedagógica da Escola.
A profa. Silva fez algumas intervenções, dando ao texto um outro olhar: colocando duas músicas cantadas em coro, que intercalaram a peça; um interpretador dos adágios populares, expressos em toda obra, revelando a vocação do autor pela alegria, e pela comédia de costumes. 
      Foram apenas dois dias de ensaios intensivo e exaustivo, que culminaram em duas apresentações, com sucesso total. 
          A produção está de parabéns. 
          Aplausos!!!!!!!               









 

 
























sexta-feira, 16 de novembro de 2018

AÇÕES PEDAGÓGICAS: Uniceuma no CEMB


Alunos do Curso de Biomedicina do UniCeuma visitam o CEMB

 
Na manhã de terça-feira, 13 de novembro, o Centro de Ensino Manoel Beckman recebeu a visita dos alunos do Curso de Biomedicina da Universidade Ceuma, com a finalidade de divulgar entre os alunos do 3º ano, principalmente, a importância do curso, voltada para a pesquisa das doenças humanas, o diagnóstico e sugestão de tratamento; bem como seu status no mercado de trabalho.
A visita aconteceu por inciativa do prof. Dr. Paulo Willes, como forma de incentivar e proporcionar aos alunos mais uma opção para o ingresso na universidade.
A equipe formada por alunos, a professora Juliana Ribeiro Alves dos Santos e o coordenador do curso prof. Ms. Márcio Anderson Sousa Nunes, falou sobre os objetivos da Biomedicina, a área de trabalho e a disponibilidade de mercado, tirando dúvidas dos alunos numa conversa informal.
No espaço da área de Vivência da escola foram montados stands, com a exposição de equipamentos médico-hospitalar e de laboratório, panfletos e outros acessórios de divulgação.
Na ocasião foi feito com os alunos teste de tipagem e grupos sanguíneos, para identificar o tipo de sangue e o fator Rh (se positivo, ou negativo) dos alunos interessados.             
        Gratidão ao prof. Paulo Willes, pela iniciativa; e ao Uniceuma, pela disponibilidade do atendimento.
As fotos são de Mary Jessica, aluna do 3º ano, Vespertino.










  










terça-feira, 13 de novembro de 2018

AÇÕES PEDAGÓGICAS: Teatro na escola


SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO
William Shakespeare

Convite

O Centro de Ensino Manoel Beckman encenou na manhã de 10 de novembro, sábado, a versão teatral do épico Sonho de uma noite de verão, escrita em meados da década de 1590, pelo poeta e teatrólogo inglês William Shakespeare (1564-1616).
O trabalho faz parte da disciplina Língua Portuguesa, organizada pelos alunos das turmas 200, 201, 202 e 203, turno matutino, com a orientação dos professores Rosário Marques e Rosário Tajra, a quem coube a adaptação da obra e direção do espetáculo. Contou, ainda, com o apoio logístico da equipe técnica da escola e institucional dos gestores Alcione do Nascimento e Fábio Fernandes.
O espetáculo composto por vários personagens, envolvendo seres mitológicos e fantásticos da Grécia Antiga, aborda intrigas, amores e paixões, sem a perda do discurso lúdico.
Ficha técnica: adaptação e direção professoras Rosário Marques e Rosário Tajra; organização dos alunos do 2º ano Ianna Lobato, Silas Borges, Maria Eduarda Fontenelle, Maria Eduarda Cantanhede, Bianca Baldez, Ariadne Cantanhede, Murilo, Tatty, Juliane França e Raniel Reis;  figurino foi assinado pelos alunos Carla Bianca, Vivian Carla, Juliane, Abgail, Raphisa, Darleff, Kawane, Aquiles e Maria Eduarda Fontenelle; o cenário ficou por conta dos alunos Markos Braga, José Mariano, Caio Silva, Fábio Mariano, Marcelo, Raphisa, João Guilherme, Muirilo, Viníciuos Abraão, Brayan e João; e a sonoplastia ficou por conta dos alunos Edson e Silas, com temas rigorosamente selecionados para o evento.
Aplausos!!!!!!

Gestora Alcione Nascimento na abertura do evento
Profa. Rosário Marques
Profa. Rosário Tajra

Aluno apresentando-se como William Shakespeare

Aluna Eduarda Fontenelle interpretando MPB na abertura do evento

Voz e violão
 O Grande espetáculo





 
















Le grand finale