quarta-feira, 17 de maio de 2017

AÇÕES PEDAGÓGICAS

CENTRO DE ENSINO MANOEL BECKMAN INICIA PREPARATIVOS PARA OS FESTEJOS JUNINOS


O Centro de Ensino Manoel Beckman já iniciou a ação preparatória para as festas juninas da escola, com professores e alunos do turno vespertino, sob a responsabilidade da profa. Ana Débora Pereira de Barros (Arte) e Marta Aurélia Campos Silveira (Educação Física).
 Os preparativos iniciam-se com uma oficina de Tambor de Crioula, com o oficineiro Alexandre, percursionista da Companhia Barrica, no período de 16 a 26 de maio, nos turnos matutino e vespertino.
O tambor de crioula é uma dança de origem africana, trazido o para o Brasil entre os séculos XVIII e XIX, por escravos de diversas regiões da África, radicando-se no Maranhão. É praticado entre os negros em louvor a São Benedito, considerado  a mais expressiva representação da cultura do Estado.
É formado por tocadores, cantadores e coureiras (dançarinas), conduzidos pelo ritmo ininterrupto dos tambores, pela influência do canto e culminado na punga (umbigada), entre as mulheres, que se caracteriza por um convite para entrar na roda.
O ritmo alucinante dos tambores é acompanhado com um canto - toadas, puxado por um solista, com estrofe e refrão.
A marcação da dança é feita por um conjunto de três tambores rústicos, conhecidos como parelha: um grande (roncador), um médio (meião) e um pequeno (crivador), feitos de trocos de árvores como mangue, pau d’arco ou angelim e um par de matracas que auxilia na marcação.
A indumentária das coureiras é composta por saias rodadas com estampas em cores vivas, anáguas largas com renda na borda e blusas brancas rendadas. Os adornados compõe-se de torços coloridos na cabeça, colares e pulseiras. Os homens trajam calça escura e camisa estampada.
A Lei nº 13.248 de 12 de janeiro de 2016 estabeleceu a data 18 de junho como o dia do Tambor de Crioula. Em 2007, ganhou o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, como forma de expressão de matriz afro-brasileira, que envolve dança circular, canto e percussão de tambores.
A coordenação da oficina está sob a responsabilidade da professora Fátima Almeida (Fátima Passarinho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário