segunda-feira, 15 de maio de 2017

EXPOSIÇÕES

Maquete


Maquete das disciplinas Biologia e Educação Física

A maquete é um esboço em escala reduzida da réplica ou miniatura de um projeto ser elaborado, como uma arte plástica, um projeto arquitetônico, de engenharia, livros, revistas, cinema, atividades escolares, etc.

 A maquete foi muito utilizada na Antiguidade e atualmente, em diversas áreas do conhecimento, sendo considerada um instrumento importante de delimitação de recursos e gastos, antes que um projeto fosse aprovado para a construção em grande escala.
São elaboradas com materiais diversificados, como plásticos, metais, madeira, palitos, materiais reciclados, isopor, dentre outros.
Uma das principais características da maquete é a similitude, (a semelhança), que permite a sua aproximação com o objeto real nos quesitos geométrico, cinemático e dinâmico.
Nas escolas a maquete vem sendo muito utilizada pelos alunos, como trabalhos escolares, com temas es, o tema apresentado em sala de aula.
O Centro de Ensino Manoel Beckman vem utilizando esta técnica há um bom tempo e apresentado em sala de aula, feiras estudantis, exposição, etc.
A atual mostra idealizada pelos professores de Biologia e Educação Física, Darialva e Leonardo, respectivamente, objetiva o melhor entendimento dos alunos dos temas discutidos em sala de aula; e a reciclagem de material.
Indagada sobre a mostra, a aluna Beatriz Pinheiro da Silva, turma 301, matutino, falou que “a exposição foi bem interessante pelo fato de mostrar a criatividade dos alunos e o conhecimento destes, pois através dessa maquete adquirimos bastante conhecimento”.
Questionada sobre a importância do uso da maquete na escola, a aluna enfatizou que “na construção da maquete o aluno adquire mais conhecimento, praticidade nos trabalhos manuais e aprendendo novas experiências e respeito ao meio ambiente, na utilização de materiais recicláveis”.  
Disse, ainda, a aluna que “a exposição é muito oportuna, pois a pessoa que é leiga naquele assunto, acaba aprendendo, observando a maquete detalhadamente”.
A mostra está aberta até o próximo dia 22 de maio.






Nenhum comentário:

Postar um comentário