quinta-feira, 1 de junho de 2017

AÇÕES PEDAGÓGICAS



Oficina de Tambor de Crioula

Foto by Marta Aurélia Campos Silveira
O Centro de Ensino Manoel Beckman continua com as atividades preparatórias para os festejos juninos da Escola.
O Tambor de Crioula, a Quadrilha e outras manifestações características da época já estão tomando forma, esperando que a culminância seja no melhor estilo junino maranhense.
A oficina do Tambor de Crioula sob a orientação do instrutor Alexandre Müller, percussionista da Companhia Barrica, já está na sua terceira semana de execução e conta com mais uma semana para completar o período solicitado pela supervisão.
Os alunos estão empolgadíssimos com a oficina. A teoria e a prática contribuíram para  enriquecer ainda mais este conhecimento, como o aquecimento dos tambores, significado de cada som e sua importância na cultura popular maranhense.
A oficina já conta com a participação das meninas, que irão colorir a brincadeira com o figurino, gingado da dança e a pungada (umbigada própria das mulheres) – ponto alto dessa manifestação popular.
O tambor de crioula, segundo alguns pesquisadores, é uma espécie de samba cantado, marcado por tambores, com versos improvisados, dançado em roda, geralmente sobre terra batida, em homenagem a São Benedito, intercessor dos negros.
A coordenação da oficina é da profa. Fátima Almeida (Fátima Passarinho), com o incentivo e parte da ação pedagógica das professoras Ana Débora (Arte) e Marta Aurélia (Educação Física).
As fotos da profa. Marta Aurélia Campos Silveira (Educação Física) mostram a performance dos alunos na oficina de Tambor de Crioula.




Nenhum comentário:

Postar um comentário