quinta-feira, 30 de novembro de 2017

AÇÕES PEDAGÓGICAS


O bumba-meu-boi na escola

Profa. Deca e alunos
       
A professora de Arte do Centro de Ensino Manoel Beckman, Ana Débora Pereira de Barros, apresentou na manhã de 29/11, quarta-feira, com a participação dos alunos da turma 202, matutino, uma mostra da mais expressiva manifestação cultural do Maranhão, o bumba-meu-boi, como parte do curso de Mestrado, que está concluindo na Universidade Federal do Maranhão.
O tema abordado foi o sotaque da Baixada ou de Pindaré, muito festejado pelo ritmo de suas toadas - mais lento do que os demais -, utilizando instrumentos de percussão como caixa, pandeiros, pandeirões, tambores-onça, matracas e maracás, para sua orquestração. É assim chamado por ser característico da Baixada Maranhense.
O trabalho foi fruto de estudos e pesquisas da história do bumba-meu-boi do Maranhão, os diferentes sotaques e suas origens.
Para a composição do tema, a profa. Deca (como é carinhosamente conhecida por seus amigos) ministrou aos alunos oficinas dos instrumentos musicais e do figurino dos personagens, composto por rajados, cazumbás, índias, amo e vaqueiros. Alguns instrumentos e fantasias foram confeccionados com materiais recicláveis, sob sua orientação e coordenação.
Merece destaque a apresentação do auto do bumba-meu-boi, cujo enredo resgata a história das relações sociais e econômicas no período colonial, marcada pela monocultura, a criação extensiva do gado e o regime escravocrata.
O cenário é uma fazenda de gado, com dois protagonistas, o Pai Francisco e a Mãe Catirina, que grávida e desejosa do comer a língua do melhor novilho da fazenda, obriga o marido, Pai Francisco, a sacrifica-lo, para satisfazer seus desejos.                                                                                    Diante da pressão do fazendeiro-proprietário e graças ao curandeiro da região, o boi é ressuscitado urrando, dando início a uma grande festa em comemoração ao milagre, originando, assim, a mais conhecida e festejada expressão cultural do Maranhão – O BUMBA-MEU-BOI.

Mãe Catirina, grávida, manifestando desejo de comer a língua do boi

Pai Francisco,  atendendo os desejos da mulher, rouba e mata o melhor novilho da fazenda

Mãe Catirina pressionada pelos patrões
Índios e curandeiros ressuscitando o boi
Boi ressuscitado dá início a uma grande festa e
a consolidação do melhor do imaginário popular maranhense

Profa Deca com alunos improvisando toadas

Profa. Deca com pandeirão dando ritmo as toadas dos alunos
Profa. Deca narrando o espetáculo


Miolo do boi

Profa. Débora e elenco












Nenhum comentário:

Postar um comentário