quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Sustentabilidade e Cidadania - Reduzir, Reutilizar e Reciclar

Sustentabilidade e Cidadania, um projeto desenvolvido pelo turno noturno do Centro de Ensino Manoel Beckman, tem como objetivo inicial difundir o conceito de SUSTENTABILIDADE entre os estudantes do EJA e Ensino Médio. O primeiro passo foi o  planejamento no início do ano letivo que contou com a participação da comunidade escolar, incluindo a direção e supervisão escolar. Professores de diferentes áreas do conhecimento apresentaram propostas de atividades que possibilitariam o aprendizado com vídeos educativos, pesquisas na internet, edição de vídeos, produção de slides, confecção de objetos com materiais recicláveis e reaproveitamento de alimentos, além da demonstração de posturas sustentáveis em benefício do nosso ambiente. O passo seguinte foi a divulgação nas salas de aula, para que os aprendizes se engajassem nessa tarefa.
A professora, doutora, Ana Rosa Marques, especialista na área, proferiu a palestra Educação Ambiental e Cidadania, no dia 18 de novembro, contribuindo assim para que, no dia 19 de novembro, os alunos apresentassem materiais confeccionados, a partir de materiais usados, tais como plástico, papel, papelão, embalagens e restos de alimentos, mostrando a importância de atitudes sustentáveis para otimizar a relação do homem com o meio ambiente. A produção de slides, utilizando o Sistema Operacional Linux e Windows, deu-se em forma de oficinas. Enquanto que a edição de vídeos, orientada no laboratório de informática, foi realizada com imagens produzidas pelos alunos, por meio do dispositivo móvel: o celular. Também, a partir do segundo período, os alunos começaram a recolher óleo de cozinha, usado, com o objetivo de realizar oficinas de produção de sabão caseiro.
O desenvolvimento desse projeto tem incentivado a comunidade Manoel Beckman a agregar valores à prática de sustentabilidade e cidadania, já discutidas em outros momentos de sala de aula. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário