quarta-feira, 25 de outubro de 2017

AÇÕES PEDAGÓGICAS

REUNIÃO DE PAIS
3º período

Prof. Fábio Fernandes, gestor adjunto, fazendo a abertura da reunião

Na última sexta-feira, 20 out., o Centro de Ensino Manoel Beckman realizou a terceira Reunião de Pais do ano letivo de 2017, objetivando além do estreitamento da relação pais versus escola, o desempenho escolar dos alunos.     
Realizada nos dois turnos, a parte da manhã iniciou com a palestra do prof. Julio Ericeira sobre o Colegiado Escolar, seus objetivos, funções e atribuições. A reunião contou, ainda, com a participação de alguns pais que questionaram o conteúdo de algumas disciplinas, cujas dúvidas foram imediatamente dirimidas pelos pedagogos da escola.
O expediente vespertino contou com a participação de um profissional da área da Saúde, Márcia Cabral, Coordenadora do Serviço Social do Hospital São Domingos, que proferiu palestra sobre o Suicídio, tema que atualmente tem chamado a atenção das autoridades, profissionais da área da Saúde e afins, pelo agravante da violência autodirigida, como é conhecido pela Organização Mundial de Saúde.
Os dados expostos foram alarmantes: no mundo a cada 40 segundos há um suicídio; onde 24 brasileiros são vitimados diariamente por essa violência. Segundo a palestrante “a melhor forma de prevenção ao suicídio é identificar o comportamento do suicida, como a depressão, o uso de álcool e drogas, frases alarmistas, mudança brusca de comportamento, dentre outros; falar abertamente sobreo assunto e aprender a ouvir”.
Após as palestras e os debates os pais foram chamados para receber o resultado bimestral das avaliações. 

Pais e responsáveis presentes

Prof. Ms. Julio Ericeira: Colegiado Escolar
 Participação de pais  e/ou responsáveis
Foto 1: Política estudantil

Foto 2: Conteúdo programático
Foto 3: Conteúdo programático

Foto 4: Conteúdo programático
Coordenação pedagógica

Profa. Ms. Conceição Ericeira

Profa. Luizilaura Costa Moreira

Dra. Márcia Cabral, Coordenadora do Serviço Social do Hospital São Domingos

Entrega de boletins




terça-feira, 17 de outubro de 2017

COMEMORAÇOES

 DIA DO PROFESSOR


O dia do professor e o dia do servidor público foram comemorados, simultaneamente, em 15/10, quarta-feira, com lanche e distribuição de brindes, sorteados entre os presentes, nos turnos matutino e vespertino.
O discurso de abertura dos gestores profs. Alcione Bezerra (manhã) e Fábio Fernandes (tarde) foi destacando a importância da profissão do professor, responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país; e os enfrentamentos dos problemas relacionados ao exercício da profissão, como a desvalorização e o descaso da profissão pelos governantes; os baixos salários; as precárias condições de  trabalho, em alguns casos; o trabalho excessivo; a indisciplina dos alunos; a superlotação das salas de aula, na maioria das escolas; dentre outros sérios problemas veiculados diariamente nos meios de comunicação de massa.
O dia do professor foi criado pelo imperador D. Pedro I no dia 15 de outubro de 1827, com a criação das escolas de primeiras letras; oficializada anos depois pelo Decreto Federal 52.682, em 1963, pelo então presidente João Goulart.
No dia 28 de outubro comemora-se o dia do servidor público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.













quarta-feira, 11 de outubro de 2017

AÇÕES PEDAGÓGICAS - TEATRO NA ESCOLA


A CARTOMANTE
A estreia

Equipe e elenco

A manhã de sábado, 07/10, no auditório do Centro de Ensino Manoel Beckman foi marcada com a estreia da peça A Cartomante do escritor Machado de Assis, com montagem, elenco, cenografia e trilha sonora dos alunos do 2º e 3º ano dos turnos matutino e vespertino.
O sucesso do espetáculo deve-se à “garra” e competência dos alunos e professores que se envolveram no projeto, com a vontade de fazer cada vez melhor, a exemplo do sucesso dos anos anteriores.
A direção do espetáculo ficou a cargo das professoras de Literatura Rosário Marques, Rosário Tajra e Maria Ribamar Silva, com a colaboração do teatrólogo Marcelo Flecha e do professor de Educação Física Laerth Garcez.
Após a abertura do evento com o quinteto formado pelos alunos Eber, Mateus, Katiane, Dian Carlos e Warlen Garcia, as professoras Rosário Marques e Rosário Tajra leram o texto de abertura do espetáculo, com resumo da obra e breve biografia do autor.
Com o auditório lotado foi ovacionado o aluno Eber Diairone da Silva Sousa Junior, da turma 301, matutino, que interpretou uma peça musical de sua autoria, Dama de Copas, acompanhado no violino pelo aluno Mateus Silva.

Plateia

Profa. Rosário Tajra

Profa. Rosário Marques

Aluna lendo texto de abertura

Quinteto formado por Eber, Mateus, Katiane, Dian Carlos e Warlen Garcia
 Cenas do espetáculo













 Performances 
Alunos dançando tango

Eber Diairone interpretando Damas de Copas, de sua autoria

Eber Diairone

Eber Diairone acompanhado no violino por Mateus Silva
Violinista Mateus Silva