terça-feira, 24 de maio de 2016

PERFIL

PEDRO HENRIQUE LISBOA DA SILVA

I Mostra de Música na Escola e Colação de Grau CEMB 2016
Foto: Ribamar Mendonça

O canto coral é uma atividade assegurada na Lei 11.769, de 18 de agosto de 2008, que determina a obrigatoriedade do ensino da Música nas escolas de educação básica.
 Por ser considerado um trabalho grupal, o canto coral desenvolve na criança e no adolescente a autoestima e a autovalorização; transforma atitudes e recria o sentido da cidadania; fortalece a integração entre os participantes; e descobre novos talentos; além de ser uma das mais eficazes formas de musicalização.
O Centro de Ensino Manoel Beckman, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão e a Secretaria de Educação do Estado, num projeto de extensão do curso de Música, criou em 2015 o Coral Manoel Beckman, coordenado pelo professor PEDRO HENRIQUE LISBOA DA SILVA.
Henrique, 20 anos, é natural de São Luís e seu gosto e interesse pela música são desde criança. Ficava observando seus pais no dia-a-dia, que são, naturalmente, apreciadores da boa música, formando-se Corista Infantil na igreja que se congrega. Aprendeu a tocar em um projeto social em sua escola de ensino regular (fundamental e médio) e estuda canto lírico Escola de Música Lilah Lisboa.
 “A dinâmica do Coral Manoel Beckman se dá de duas maneiras: a parte teórica, ministrada pela professora de Arte Ana Deborah Pereira de Barros; e a prática, no caso específico, composta por alunos com tendência e interesse pelo canto coral”, diz o prof. Henrique, coordenador e regente do coro.
O professor Henrique tem uma verdadeira paixão pela música, “... é barítono – tipo de voz mais suave, intermediaria entre o tenor e o baixo – inteligente, dedicado; está sempre buscando o aperfeiçoamento vocal e musical”, diz o seu instrutor, Simão Pedro do Amaral, da Escola de Música do Estado.
O canto é uma arte espontânea e prazerosa. É o meio de expressar sentimentos, alegria e dor, podendo ser fácil para uns; difícil para outros; mas prazerosa para todos. “Graças ao prof. Henrique já tenho uma noção de música [...] o coral trabalha sua voz. Hoje a minha voz está muito melhorada [...] depois que entrei (no coral) comecei a cantar mais naturalmente, descobrir até o tipo de minha voz: o médio. Chego a notas agudas e graves”, diz o aluno Alex Cantanhede em recente entrevista a este Perfil.
O prof. Henrique organizou recentemente A Noite Lírica de Canções Amazônicas, um tributo ao compositor e pianista paraense Waldemar Henrique no hall da Escola de Música Lilah Lisboa, na Praia Grande.

A sua proposta para o ano letivo de 2016 é dar continuidade a estrutura e funcionamento do coral; trabalhar os alunos novos; e aprimorar ainda mais as vozes dos coralistas.

2 comentários: