sexta-feira, 27 de maio de 2016

EDUCAÇÃO

MEMBROS DA AML VISITAM O CENTRO DE ENSINO MANOEL BECKMAN



Membros da Academia Maranhense de Letras: Sebastião Moreira Duarte,
 Benedito Buzar (presidente), Ceres Fernandes e José Ewerton Neto.
Foto Ribamar Mendonça

A Academia Maranhense de Letras, conhecida também como Casa de Antônio Lobo, representada pelos seus imortais Benedito Buzar – presidente, Sebastião Moreira Duarte, Ceres Fernandes e José Ewerton Neto fez na manhã de sexta-feira, 20, uma visita ao Centro de Ensino Manoel Beckman, com a finalidade de expor aos alunos a história da casa; sua fundação e estrutura; seus membros; e a que se destina: “empenhar-se na sistematização de diversas atividades culturais, a exemplo da realização de concursos literários e incentivo a produções artísticas; e incentivar os atores da cultura maranhense em todas as áreas” (MORAES, 1987). Foi também feito uma reflexão junto aos alunos sobre arte e literatura, sugerindo, na ocasião, a criação de um Centro Acadêmico.
Alunos participantes e equipe
Foto Ribamar Mendonça

A gestora Alcione Bezerra fez a abertura da solenidade, apresentando os visitantes aos alunos presentes; e o presidente Benedito Buzar tomou a palavra fazendo um ligeiro comentário histórico da casa fundada em 10 de agosto de 1908, por Antônio Lobo, tendo como patrono geral o poeta Gonçalves Dias. Falou, ainda, dos acadêmicos, do processo de sucessão da cadeira e da importância da casa como salvaguarda da cultura literária dos maranhenses – muito deles, internacionalmente conhecidos.
Todos os membros da mesa fizeram uso da palavra, comentando as suas obras, interagindo com a plateia e presenteando alguns alunos, que foram bastante elogiados pelo seu talento, pela disciplina e, sobretudo, pelo uso correto da língua portuguesa na expressão oral – tão castigada pela Internet nos dias atuais.

Intervenções: Prof. Silva, alunos e técnica da URI/SECMA
Foto Ribamar Mendonça

A professora Maria Ribamar Silva, falou do trabalho que vem realizando com os alunos: leitura e produção de textual, que culmina na edição de um jornal BECKMAN NEWS, que no fim de cada ano veicula na escola e entorno. A professora Silva foi muito elogiada pela iniciativa e pelo seu trabalho.

A gestora Alcione Bezerra encerrou a sessão, agradecendo a visita da
Academia Maranhense de Letras e da SECMA/URI, promotora do evento. Foi doado, na ocasião vários livros de escritores maranhenses para o acervo bibliográfico da escola.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário