segunda-feira, 10 de outubro de 2016

AÇÕES PEDAGÓGICAS

Projeto horta escolar



A implantação da horta comunitária escolar do Centro de Ensino Manoel Beckman (CEMB) já é uma realidade.
A realização se deu a partir de uma ação pedagógica elaborada com a finalidade de sensibilizar os alunos ao cultivo de verduras e legume; e a levarem uma vida saudável e autossustentável.
O primeiro momento da ação foi destinado ao conhecimento teórico-prático; e posteriormente a apropriação dessa técnica para a construção e manutenção da horta comunitária, a fim de atender a demanda da merenda escolar; e no futuro, o consumo familiar.
O projeto foi uma parceria da escola com a UNICEUMA e financiado pela FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão).
Foi elaborado com o objetivo de criar uma horta comunitária na escola, com a participação dos alunos e supervisão dos professores de Química e Biologia, que viabilizarão as informações e as estratégias para o plantio.
A técnica foi o uso de pneus usados e garrafas petes, onde estão sendo cultivados alface, cebolinha, cheiro verde, pimentão, tomate, manjericão, vinagreira dentre outros.
A estratégia usada para a consecução do projeto foram: reuniões, palestras, planejamento abrangendo a coordenação pedagógica, professores e alunos; seleção dos alunos e organização de equipes; oficinas e finalmente a construção da horta.
O projeto contou com a participação dos alunos do Curso de Engenharia Ambiental da UNICEUMA, sob orientação do PhD Paulo Vilis (professor universitário e desta escola), com a participação da supervisora pedagógica Luizylaura Costa Moura e da profa. Maria de Jesus Borges.

O financiamento pela FAPEMA finalizou em setembro, último. A escola está dando continuidade ao projeto com a ajuda dos professores Cledite Maria Reis, Danilo Cunha Lemos e Darialva Sousa Paiva e dos alunos-colaboradores João Vitor, do 1º ano; Jorge Fernando, Keyla e Julyane, do 2º ano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário