quinta-feira, 10 de novembro de 2016

ARTES & ESPETÁCULOS


CELEBRAÇÃO AOS MORTOS 

Detalhes das festas de Hallowenn e Días  los  Muertos
Foto Divulgação.



O Centro De Ensino Manoel Beckman por meio de seus professores e alunos celebra anualmente, nas proximidades de Finados, as tradicionais festas de Hallowenn e Días de los Muertos.
 A festa é coordenada pelos professores de línguas Inglesa, Viviane Lima Coimbra e Luiz Máximo da Costa; e Espanhola, Walesca Ferreira Silva e Ana Lilia Cutrim de Paula.
Os alunos participam ativamente obedecendo as tradições; a simbologia e seus significados; as indumentárias; as danças; as músicas; e as comidas pertinentes a essas culturas.
O Halloween ou Dia das Bruxas como é conhecido no Brasil, com mais de 2.500 anos de existência, é de origem celta. Eles acreditavam que no último dia de verão os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar esses fantasmas, os habitantes colocavam nas casas objetos assustadores como caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas e tantos outros objetos fantasmagóricos.
Atualmente é bastante cultivada nos países ocidentais, principalmente nos Estados Unidos e recentemente no Brasil, por influência da língua inglesa.
O Días de los Muertos, é uma das festas de origem mexicana mais animadas, ocasião em que os mortos, com a permissão divina - segundo a tradição, vêm visitar seus parentes e amigos. Por isso é festejada com muita comida, música, dança e amuletos. As pessoas enfeitam suas casas com flores, incensos e velas e com roupas pintadas com esqueletos e fantasias de morte.
A data é festejada em algumas regiões dos Estados Unidos, onde há grande concentração de mexicanos, na América Central e alguns países da América do Sul.
O Días de los Muertos foi declarado “Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade” pela UNESCO, em cerimônia realizada em Paris, França, no dia 7 de novembro de 2002, considerando ser esta festividade “uma das representações mais relevantes do patrimônio vivo do México e do mundo, e como uma das expressões culturais mais antigas e de maior força entre os grupos indígenas do país. ” (UNESCO, 2003)
As fotos a seguir conferem a movimentação dos nossos alunos e o empenho dos professores naquela tarde festiva. 

REFERÊNCIAS
DIA DOS MORTOS. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Mortos>. Acesso em:  03.nov.2016.
HALLOWEEN. Disponível em:  <suapesquisa.com/datascomemorativas/halloween.htm>. Acesso em:  03.nov.2016.

Fachada


Caracterização


Grupos

Dança
Desfiles

Premiação

Coordenadores
Fotos by Ribamar Mendonça


Nenhum comentário:

Postar um comentário