terça-feira, 29 de novembro de 2016

ARTES & ESPETÁCULOS


ALÔ... ALÔ... HOJE TEM ESPETÁCULO!

Profa. Alcione Bezerra no discurso de abertura do evento.

O Centro de Ensino Manoel Beckman realizou na semana passada o I Festival de Linguagens, promovido pelos professores da Língua Portuguesa e Artes, com o suporte técnico da gestão escolar e equipe técnico-pedagógica.      
O evento contou com a participação dos alunos dos turnos Matutino e Vespertino e apoio de profissionais extramuros, a exemplo da atriz Maria Ethel, convidada para assessorar na direção dos espetáculos teatrais.
Na sexta-feira, 25, no horário da tarde, houve uma mostra literária coordenada pela professora de Literatura Elis Andrade, com a participação dos alunos da turma 102, vespertino, que encenaram trechos do Trovadorismo português – As Cantigas de Amigo; e do Modernismo brasileiro.
Sábado, 26, no horário da manhã, a gestora profa. Alcione Bezerra fez abertura oficial do evento. Em seguida houve uma encenação sobre a Violência contra a mulher, com os alunos da turma 204, coordenado pela profa. Jacy Duailibe.
O educador físico prof. Laerth Garcez apresentou documentários sobre Educação Física, Saúde Alimentar e Distúrbios Alimentares, que abordavam doenças como anorexia nervosa, bulimia nervosa, compulsão alimentar e as suas consequências como a depressão, a ansiedade, dentre outras.
As professoras de Literatura e Língua Portuguesa Rosário Marques e Rosário Tajra, respectivamente, produziram com os alunos das turmas 201, 202, 203 e 204, matutino, a peça, O Noviço escrita em 1845 pelo comediógrafo Martins Pena. A peça contou com o assessoramento da atriz Maria Ethel e fui bastante aplaudida pelo público presente.
O encerramento do evento ficou sob a responsabilidade do regente do coral Vozes do Beckman, Pedro Henrique Silva, com a releitura do musical infantil Os Saltimbancos, escrita por Sergio Bardotti e Luiz Enríquez Bacalov, traduzida e adaptada para o português por Chico Buarque de Holanda, no ano de 1977. “Os Saltimbancos foi uma fábula encenada nos palcos brasileiros em pelo regime militar, como protesto ao regime” disse o prof. Henrique. O musical narra as aventuras de quatro bichos que, sentindo-se explorados por seus donos, resolvem fugir para a cidade e tentar a sorte como músicos. Vale ressaltar que a maquiagem, o figurino e a coreografia foram de responsabilidade dos alunos.
Na área de convivência da escola duas exposições chamaram a atenção dos visitantes: Arte Indígena, coordenado pela professora de Arte Luana Pereira e Pintura Fauvismo, coordenada pela também professora de Arte Ana Débora Pereira de Barros.
O Fauvismo ou Fovismo – como é comumente conhecido no Brasil, foi um movimento surgido em Paris no final do século XIX, tendo como características principais, segundo Gabriel Porto “o uso exacerbado de cores fortes e o teor dramático nas obras”. Para alguns críticos de arte foi uma oposição ao Impressionismo, encabeçado por Henry Matisse, em 1905, sendo influenciado pelos impressionistas Vincent Van Gogh e Paul Gouguin.
O evento contou, ainda, com a participação musical dos alunos Eliab Santos Pessoa e Ita Katiane Correia de Lima, jovens talentos, que juntos interpretaram peças da MPB.
Nada ficou a desejar. Alunos, professores, gestores e coordenadores estão de parabéns. Foi, realmente, UM ESPETÁCULO!

Aplausos!

 Discurso de abertura da peça O Noviço


Trechos da peça O Noviço

 
   Participação musical: Ita Katiana e Eliab


Violência Urbana
     

        Palestra sobre saúde alimentar






Cenas do musical Os Saltimbancos

         Exposição: Arte Indígena e Pintura Fauvismo

 Encenação de trechos do Modernismo brasileiro e do Trovadorismo português

Nenhum comentário:

Postar um comentário