sexta-feira, 18 de novembro de 2016

PASSEIOS EDUCATIVOS

PASSEIO AO PARQUE BOTÂNICO DA VALE

 Passeio dos alunos ao Parque Botânico da Vale
Foto Divulgação
  
Os alunos do 2o ano, turma 201, turno Matutino, do Centro de Ensino Manoel Beckman estiveram na manhã do dia 14 de outubro no Parque Botânico Vale, para uma visita de caráter informativo e educativo.
Os alunos foram recebidos pelo guia Roberto, que fez um breve relato da estrutura e funcionamento do parque, dos animais e das plantas que compõem o ecossistema, com biomas do cerrado e floresta amazônica.
O Parque Botânico Vale está situado no Complexo Industrial Portuário de Ponta da Madeira, num espaço equivalente a 100 campos de futebol. Destinado ao lazer, educação ambiental e práticas de exercícios físicos, é um local ideal para quem gosta de estar em contato com a natureza.
O parque dispõe, ainda, de infraestrutura como anfiteatro; lanchonete; auditório; sala de exposição; ecoteca (biblioteca ecológica) com livros, filmes e vídeos ecológicos; e salas de aula para educação ambiental.
A reserva é formada por flora e fauna raras e quatro trilhas ecológicas que retratam o ecossistema do Maranhão: a do Angelim, a da Mata Ciliar, a dos Sentidos e a de Restauração Florestal, como via de acesso ao parque.
Os alunos percorreram 45 minutos de trilha e ficaram maravilhados com o que viram. “Foi um prazer enorme estar comparecendo no Parque Botânico da Vale do Rio Doce, ficar por dentro do projeto realizado em parceria com a escola”, falou a aluna Milena Raissa. A aluna Gleycielle Silva foi da mesma opinião, achando muito interessante a participação dos alunos, “pois nele aprendemos e aprimoramos nosso conhecimento”. Falou, ainda, “que é muito legal saber que a nossa escola participa de um projeto como esse, que colabora para um mundo melhor”.
Para a aluna Lyana Nahamias foi uma experiência interessante e única “[...] eles nos repassaram e relembraram a importância que toda vegetação tem em nosso planeta [...] pois o que fazemos hoje será uma recompensa no futuro”.
O passeio foi de caráter educativo, informativo e de conscientização, afirma a aluna Emanuelle Lemos. Na sua opinião “foi bem educacional, motivacional em relação à ambientalização e formas ou trabalhos ecológicos”; sobre a palestra afirmou que “foi bem legal, onde eles mostraram como ocorre todo o processo daquele espaço; e da trilha a aluna achou que “foi uma ampliação de conhecimento, porque a maioria de nossa geração não conhece a diversificação das plantas e a historicidade de cada uma.
O passeio no Parque Botânico Vale em São Luís é parte do projeto de Educação Ambiental do prof. dr. Paulo César Mendes Villis, com alunos da Universidade Ceuma, desenvolvido no Centro de Ensino Manoel Beckman.

Participaram do evento os professores de Química Cledite Maria Reis de Macedo e Paulo César Mendes Villis; de Geografia, Danilo Cunha Lemos; e a supervisora pedagógica Luizylaura Costa Moreira.


               




Passeio dos alunos pelas trilhas do Parque Botânico Vale; e
alunos e professores em reunião
Foto Divulgação

Prof. Danilo no primeiro plano; profs. Paulo Villis e Cledite Mecedo
 e a coordenadora pedagógica Luizy Laula Moreira.
Foto Divulgação







Nenhum comentário:

Postar um comentário