segunda-feira, 28 de agosto de 2017

EDUCAÇÃO FÍSICA

EXPRESSÃO CORPORAL

Prof. Saldanha e grupo de alunos

  O professor Leonardo Saldanha dos Santos realizou  na manhã de 25 de agosto, com os alunos das turmas 103 e 104, uma atividade da disciplina Educação Física - Expressão Corporal -, com a finalidade de ampliar a percepção visual, tátil e motora dos alunos, utilizando o  teatro,  como instrumento de avaliação da disciplina para o 3º bimestre letivo.
A Expressão Corporal iniciou no Brasil por volta dos anos 60 com os artistas Angel e Klauss Vianna, que utilizou o teatro brasileiro para melhor expressão do corpo, das falas e dos gestos interpretativos dos atores. Com isso eles passaram a “ter consciência das   possibilidades do seu corpo como expressão, para além das falas e dos gestos triviais”, segundo Angel Vianna.
Os resultados alcançados com o teatro expandiram-se para outras práticas corporais, como a dança, o esporte e atualmente nas escolas, que utiliza a expressão linguagem corporal como forma de expressão não verbal, onde o corpo fala através de gestos, expressões faciais e posturas.
Grandes e modernas empresas utilizam atualmente a técnica de Expressão Corporal com seus funcionários visando melhor rendimento das suas atividades.
Segundo o prof. Saldanha “os alunos das 103 e 104, matutino, estão interpretando trechos de algum livro, filme ou peça teatral já existente, de livre escolha, para compor a nota do 3º bimestre”.  Para o aluno Artur da Conceição Costa, turma 103, “a peça estimulou em muitas coisas, porque estamos perdendo a timidez, interpretando para uma plateia de outras turmas e nos preparando para futuros desafios”. Guilherme Barbosa Gomes, turma 103 “na peça representei uma mulher e isso para mim foi muito importante porque sendo homem desafiei a minha timidez”. Aquiles Miguel, 103, matutino falou que “nosso grupo interpretou o gênero comédia; e isso foi muito importante pela maneira de se integrar como grupo, e o trabalho de equipe fez com que nós aprendêssemos mais sobre nós mesmo; e o que a gente pode fazer no caso de atuação, futuramente”.
O resultado da proposta do prof. Saldanha, expressa nos depoimentos dos alunos foi muito positivo: a ruptura da timidez e a valorização do trabalho de equipe, alinhando-se com a definição de BRAGANÇA (2010), que define a Expressão Corporal como “o processo de expressão onde cada indivíduo busca sua maneira de demonstrar e de manifestar suas tristezas, alegrias, conhecimentos, dúvidas, razões e emoções. Para tanto, o ser humano utiliza o seu corpo como instrumento para tais manifestações, vivenciando e interagindo”. Parabéns, meninos!


Aluno Aquiles Miguel, turma 103, matutino

Artur da Conceição Costa, turma 103

 Alunos utilizando o teatro como ferramenta de Expressão Corporal


  Fotografia  by Ribamar Mendonça, via Iphone


sexta-feira, 25 de agosto de 2017

AÇÕES PEDAGÓGICAS

NUTRIENTES DOS ALIMENTOS

Profa. Darialva e alunos na montagem dos estandes
O Centro de Ensino Manoel Beckman, sob a coordenação da professora de Biologia Darialva Paiva realizou nesta manhã de 24 de agosto, com os alunos da turma 103, matutino, a exposição Nutrientes dos Alimentos, com o objetivo de identificar o valor nutricional dos produtos comestíveis para uma alimentação saudável.
A exposição, dividida em equipes, foi concebida e montada pelos próprios alunos, dividida em grupos alimentares, de acordo com as funções que exercem no organismo: os construtores, ricos em proteínas; os reguladores, responsáveis por fornecer ao organismo as vitaminas e sais minerais; e os energéticos, os que fornecem eneria e mais disposição ao organismo.
Na apresentação os alunos falavam de cada componente químico que entra na composição dos alimentos e sua importância para uma vida saudável.
A ideia da exposição foi de mostrar aos alunos e visitantes dos estandes a diferença entre produtos naturais e industrializados; a importância de uma alimentação saudável; e a manutenção da qualidade de vida.
Indagados sobre a importância da mostra, Bianca, aluna da turma 104, falou que “a feira é muito importante porque a gente vai aprendendo sempre mais alguma coisa; é uma forma diferente de aprendizagem”. Outra aluna, Iana Vitória, também da turma 104, falou que “foi um evento convidativo, me ajudou muito sobre a questão do sódio; os alunos estão de parabéns; a exposição está muito rica de informações; tirei algumas dúvidas que tinha acerca de alimentação de qualidade; distribuíram amostra grátis de comida; [...] nunca tive nas minhas escolas anteriores uma experiencia desse tipo.

Alunos e professores estão de parabéns.

 Fotos by Ricardo Landin, aluno da turma 302, matutino















terça-feira, 22 de agosto de 2017

ARTES & ESPETÁCULOS


OFICINA DE TAMBOR DE CRIOULA

O vídeo Tambor de Crioula é uma produção da profa. de Arte do Centro de Ensino Manoel Beckman Ana Débora (DECA BARROS) Pereira de Barros. É o resultado da oficina coordenada pela profa. Fátima Almeida (FÁTIMA PASSARINHO).
A oficina contou, também, com a participação e incentivo da profa. de Educação Física Marta Aurélia; e foi ministrada pelo instrutor Alexandre Müller, percursionista da Companhia Barrica.
Os alunos Carlos Gabriel, João Vitor, João Marcos, Ítalo, Mateus, Francisco, Luís Guilherme, Carlos Péricles e Paulo Higor, da turma 202, turno vespertino, formaram o elenco desta produção.

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

AÇÕES PEDAGÓGICAS


Reunião de Pais
2º Período

Abertura da reunião
O Centro de Ensino Manoel Beckman realizou no dia 18 de agosto, nos turnos matutino e vespertino, a segunda Reunião de Pais do ano letivo de 2017, objetivando despertar na família o interesse em participar da vida escolar dos filhos e interagir com o cotidiano da escola de forma pacífica e educadora.
Segundo Eduardo Freitas, da Equipe Brasil Escola, “a escola por sua vez deve abrir espaços para solucionar e/ou buscar alternativas para melhoria da realidade escolar dos alunos, e desse modo, estabelecer parcerias entre a escola e os pais, para que haja uma condução positiva dos possíveis problemas; os professores devem compreender a realidade em que vive determinado educando, para que não venha fazer julgamento precipitado, posteriormente”.
O Prof. Julio Ericeira fez a abertura da reunião com dinâmica de grupo utilizando o jogo “Quebra Cabeça” como forma de integrar, confraternizar e reunir os pais em prol de uma atividade comum e também como forma de descontraí-los. Em seguida, a gestora Alcione Bezerra fez o discurso de abertura, agradecendo a vinda dos pais; solicitando que esta seja permanente, considerando que sua presençao é de fundamental importância na formação do educando.
Houve a participação do Conselho Tutelar Anil/Bequimão, com palestra sobre o tema “Direitos e Deveres do Adolescentes”, na palavra do sr. Jarbas Coqueiro, no turno matutino; e Valberlan Assunção, no turno vespertino.
A reunião finalizou com lanche e entrega de boletins.
                                                  
                                                   TURNO MATUTINO

Gestora Alcione Bezerra na abertura da reunião
Dinâmica de grupo

Sr. Jarbas Coqueiro do Conselho Tutelar Anil-Bequimão

 TURNO VESPERTINO
Dinâmica de Grupo
Dinâmica de grupo
Srs. Antonio de Jesus Alves e Valberlan Assunção, do Conselho Tutelar;
gestora Alcione Bezerra e prof. Júlio Ericeira

Entrega de boletins

terça-feira, 15 de agosto de 2017

AÇÕES PEDAGÓGICAS

Dia do Estudante
Alunos caracterizados com uniformes de profissionais
O dia 11 de agosto, no Brasil, se comemora dois importantes eventos: o Dia do Advogado e o Dia do Estudante. Este último, acontece desde o ano de 1927, cem anos após a criação, por D. Pedro I – Imperador do Brasil, dos dois primeiros cursos de Ciências Jurídicas e Sociais do Império: a Faculdade de Direito de Olinda, Pernambuco e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo,  no ano de 1827.
 O Dia do Estudante foi sugerida pelo advogado Celso Grand Ley, por ocasião da festa comemorativa ao centenário de criação das duas faculdades, homenageando o aluno de modo geral, considerando-o parte principal do sistema educacional brasileiro.
No Centro de Ensino Manoel Beckman o Dia do Estudante foi comemorado nos turnos matutino e vespertino com palestra e oficinas propostos pelos alunos, com o assessoramento dos técnicos, coordenadores de educação e apoio institucional dos gestores da escola.
O tema foi Feira de Profissão. Os alunos estavam caracterizados com o figurino relacionado aos variados tipos de profissões disponíveis no mercado de trabalho.
A abertura das atividades foi com a apresentação de um número de Biodança, dirigida pelo prof. Julio Ericeira, envolvendo dança com exercícios de comunicação em grupo, como forma de promover a autoestima, a expressão das emoções, renovando energias e estimulando a criatividade dos alunos.
Ainda relacionado ao tema Feira de Profissões, foi convidada a Pedagoga e Psicoterapeuta Rogener Almeida Santos Costa, que proferiu palestra sobre Vocação Profissional, com participação e interação dos alunos, como forma de orientá-los nas escolhas de suas profissões, futuramente.
Após o intervalo houve reunião em grupo dos alunos, utilizando a técnicas de Oficina e Mesa-redonda, com a participação de profissionais atuantes no mercado de trabalho, convidados para exporem suas experiências e sua contribuição no desenvolvimento econômico e social da região, tais como: Saúde, Tecnologia, Artes, Fotografia, Jiu-Jtsu, K-Pop, Video-game, Maquiagem e Tênis de Mesa.

TURNO MATUTINO

Alunos com figurinos da área Médica
Alunos caracterizados com profissionais liberais, da área do Direito e
Gastronomia
Alunas caracterizadas de profissionais liberais
Alunos com figurinos de Gastronomia e área Médica
Dueto de alunos com violão e escaleta
Aluna soltando a voz acompanhada de violão e escaleta
Psicoterapeuta Rogener Almeida Santos Costa


Oficinas e Mesas-redondas

Mesa Redonda Artes
Mesa Redonda Tecnologia








Mesa Redonda Saúde
Mesa Redonda Fotografia


Oficina Jiu-Jtsu
Oficina K-Pop


Oficina de Tênis de Mesa






  
Oficina de Video-game

                                                          

                                                          TURNO VESPERTINO



Biodança 1

Biodança 2

Biodança 3

Biodança 4

 Oficinas e Mesas-redondas


Oficina Desenho
Oficina Namorar é... Ficar é...



Oficina Orientação Profissional
Oficina de Violão
Oficina de Artes


Oficina de Tênis de Mesa

Oficina de Cabelo e Maquiagem