segunda-feira, 28 de agosto de 2017

EDUCAÇÃO FÍSICA

EXPRESSÃO CORPORAL

Prof. Saldanha e grupo de alunos

  O professor Leonardo Saldanha dos Santos realizou  na manhã de 25 de agosto, com os alunos das turmas 103 e 104, uma atividade da disciplina Educação Física - Expressão Corporal -, com a finalidade de ampliar a percepção visual, tátil e motora dos alunos, utilizando o  teatro,  como instrumento de avaliação da disciplina para o 3º bimestre letivo.
A Expressão Corporal iniciou no Brasil por volta dos anos 60 com os artistas Angel e Klauss Vianna, que utilizou o teatro brasileiro para melhor expressão do corpo, das falas e dos gestos interpretativos dos atores. Com isso eles passaram a “ter consciência das   possibilidades do seu corpo como expressão, para além das falas e dos gestos triviais”, segundo Angel Vianna.
Os resultados alcançados com o teatro expandiram-se para outras práticas corporais, como a dança, o esporte e atualmente nas escolas, que utiliza a expressão linguagem corporal como forma de expressão não verbal, onde o corpo fala através de gestos, expressões faciais e posturas.
Grandes e modernas empresas utilizam atualmente a técnica de Expressão Corporal com seus funcionários visando melhor rendimento das suas atividades.
Segundo o prof. Saldanha “os alunos das 103 e 104, matutino, estão interpretando trechos de algum livro, filme ou peça teatral já existente, de livre escolha, para compor a nota do 3º bimestre”.  Para o aluno Artur da Conceição Costa, turma 103, “a peça estimulou em muitas coisas, porque estamos perdendo a timidez, interpretando para uma plateia de outras turmas e nos preparando para futuros desafios”. Guilherme Barbosa Gomes, turma 103 “na peça representei uma mulher e isso para mim foi muito importante porque sendo homem desafiei a minha timidez”. Aquiles Miguel, 103, matutino falou que “nosso grupo interpretou o gênero comédia; e isso foi muito importante pela maneira de se integrar como grupo, e o trabalho de equipe fez com que nós aprendêssemos mais sobre nós mesmo; e o que a gente pode fazer no caso de atuação, futuramente”.
O resultado da proposta do prof. Saldanha, expressa nos depoimentos dos alunos foi muito positivo: a ruptura da timidez e a valorização do trabalho de equipe, alinhando-se com a definição de BRAGANÇA (2010), que define a Expressão Corporal como “o processo de expressão onde cada indivíduo busca sua maneira de demonstrar e de manifestar suas tristezas, alegrias, conhecimentos, dúvidas, razões e emoções. Para tanto, o ser humano utiliza o seu corpo como instrumento para tais manifestações, vivenciando e interagindo”. Parabéns, meninos!


Aluno Aquiles Miguel, turma 103, matutino

Artur da Conceição Costa, turma 103

 Alunos utilizando o teatro como ferramenta de Expressão Corporal


  Fotografia  by Ribamar Mendonça, via Iphone


Nenhum comentário:

Postar um comentário