sexta-feira, 8 de abril de 2016

EDUCAÇÃO



ALUNOS DO MANOEL BECKMAN SE MOBILIZAM PARA A ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DE TURMA

           
Os alunos do Centro de Ensino Manoel Beckman dos turnos Matutino e Vespertino já estão se mobilizando para as eleições de Representantes de Turma do ano letivo de 2016, que acontecerá no próximo dia 13 de abril.
            Para esta ação está envolvida toda comunidade escolar, especialmente a coordenação e a supervisão, objetivando promover o protagonismo juvenil, levando os alunos a se envolverem nas ações realizadas na escola, contribuindo, assim, para uma gestão democrática e participativa.
            A figura representante de turma teve grande relevância nas décadas de setenta a noventa no extinto Centro de Ensino Educacional do Maranhão, projeto pioneiro de educação a distância no Brasil, conhecido como "A Escola na TV", que tinha como objetivo democratizar o ensino e diminuir, gradativamente, a exclusão escolar.
            O Representante de Turma é o mediador da classe junto à comunidade escolar. É o articulador e propositor de ações que contribuem para dinamizar melhorias para a qualidade de ensino e da aprendizagem dos seus colegas.
            Como articulador e propositor para a melhoria do ensino, conforme as necessidades de sua turma, o representante de turma tem o papel fundamental: de apresentar particularidades e demandas da turma; de repassar e trazer a realidade da sua sala para o conhecimento da direção;  primar pelo diálogo, pela harmonia do grupo, motivando a turma a participar das atividades acadêmicas; serem interlocutores entre os estudantes, os professores e as coordenações, mantendo-os sempre bem informados sobre questões relativas à instituição.
            Podem participar das eleições todos os alunos da escola, regularmente matriculados. A escola dispõe na sua totalidade 595 alunos, distribuídos em onze turmas no turno Matutino; e seis, no turno Vespertino, sendo, portando, dezessete representantes em toda Escola.
            Para a escolha do candidato a representante de turma será considerado o perfil do aluno, sua interação com outros colegas, liderança, comportamento e compromisso.
            A eleição é um momento importante para toda comunidade estudantil, que leva os alunos a exercitarem o princípio político, o protagonismo, vivenciando um momento de construção da cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário