sexta-feira, 15 de abril de 2016

ENEM 2016

PRIMEIRO SIMULADO ON-LINE

                                                                                          Foto: Ribamar Mendonça
                                                                                                                                                      
           
O Ministério da Educação, através da TV Escola está disponibilizando aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, o Primeiro Simulado On-Line, através da Plataforma de Estudo HORA DO ENEM.
Para a inscrição é necessário que aluno faça seu cadastro clicando  aqui no Geekie Games, plataforma oficial.
As provas foram criadas seguindo a mesma metodologia utilizada nas questões do INEP. Ao completar o simulado, o aluno poderá comparar a sua nota com a necessária para ser aprovado no curso e faculdade em que ele deseja entrar. A instituição faz esse cálculo com base nas notas dos alunos aprovados no ano passado.
O aluno terá a opção de fazer o simulado em sua casa, na escola ou onde quiser, desde que tenha acesso à Internet. Poderá usar o computador, o celular ou o tablet. Universidades e Institutos federais, instituições privadas e escolas estaduais de Ensino Médio também irão ceder espaço para a realização do simulado para os alunos que não tiverem acesso à Internet.
Os alunos do Centro de Ensino Manoel Beckman já estão se mobilizando para esta primeira fase do ENEM, cuja programação segue abaixo:
ETAPAS
DATA
QUESTÕES
PONTUAÇÃO
1º  Simulado
30 de abril
20 questões por área do conhecimento
80 no total
2º  Simulado
25 de junho
20 questões por área do conhecimento
80 no total
3º  Simulado
13 de agosto
20 questões por área do conhecimento
80 no total
4º  Simulado
8 e 9 de outubro
45 questões por área do conhecimento
180 no total
Fonte: MEC/TV ESCOLA

O MEC informa, ainda:
a)      Os simulados serão liberados apenas durante os seus respectivos dias. Ou seja, às 00h01 do dia 30 de abril o 1º Simulado será liberado e o aluno deverá iniciar o seu simulado até às 20:00 do mesmo dia.
b)      Se o aluno não tiver acesso à internet e está matriculado no último ano do Ensino Médio em uma escola da rede pública, poderá escolher um local de prova para realizar o simulado. Deverá ter um CPF válido cadastrado na plataforma de estudos. 
c)      A escolha desse local se dará entre os dias 11 a 15 de abril, por meio de um link na seção Simulados da Plataforma da Estudos Hora do ENEM.
d)      Atenção, as vagas são limitadas e por ordem de chegada.
e)      O aluno terá uma média de 3 minutos por questão - o mesmo tempo da prova oficial do Enem.
f)       Nos cadernos contendo 20 questões, o tempo total por caderno é de uma hora. O 1º e 2º Simulado, ambos com 4 cadernos de 20 questões, terão um tempo total de 4h. Nos cadernos de 45 questões (presentes apenas no último simulado), o aluno terá um tempo de 2h 15min por caderno. O tempo total nesse caso fica como o exame do Enem - 9h de prova.
·         Atenção: após iniciar cada um dos cadernos, ele não poderá ser pausado. Caso o aluno não finalize os cadernos quando o tempo de prova se esgotar, as suas respostas preenchidas até aquele instante serão finalizadas automaticamente.
g)      Preciso ter um tipo específico de celular ou uma conexão rápida para fazer o simulado? Já é possível ter uma boa experiência a partir de uma conexão 2G, 250 kbps. A plataforma também conta com aplicativo nativo para Android.
h)      As notas estarão disponíveis assim que o aluno encerrar o simulado. Ele receberá automaticamente a nota TRI e a comparação dessa nota com a do curso e instituição de ensino escolhidos.


Fonte: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. TV ESCOLA. Hora do Enem. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem/blog-post-series?idPost=11304. Acesso em: 14.abr.2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário