sexta-feira, 29 de abril de 2016

ENEM 2016



Ministério da Educação faz neste sábado primeiro simulado nacional do Enem
Por Mariana Tokarnia
Da Agência Brasil
29/04/2016 – 14h49

                                                                                                                      Foto Divulgação
                                                                                                                                                       
Amanhã (30), os 2,2 milhões de estudantes do último ano do ensino médio poderão fazer o primeiro simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pela internet. Para participar é preciso fazer a inscrição no portal Hora do Enem. O teste terá 80 itens, com a mesma metodologia de elaboração de questões do Enem. O conteúdo será composto principalmente por assuntos estudados vistos nas escolas até abril.
O estudante terá quatro horas para fazer a prova e o resultado será divulgado ao final do exame. O simulado poderá ser acessado online da 0h de hoje (29) às 20h de amanhã, possibilitando a participação dos estudantes sabatistas - aqueles que, por convicção religiosa, guardam o sábado, reservando o dia para descanso e oração. Eles podem fazer o exame após o pôr do sol.
O site aceitará inscrições até o dia 30, mas a recomendação do Ministério da Educação (MEC) é de que o cadastro seja feito o quanto antes.
Para este primeiro teste, serão oferecidos 120 mil pontos de internet, em todo o país. São locais com acesso à internet em universidades e institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O simulado online, gratuito, pode ser feito também em instituições particulares e comunitárias e escolas estaduais de ensino médio. Nesses locais, o início do exame está previsto para as 8h até as 12h (horário de Brasília) do dia 30.
Plano de estudos
Na hora de se cadastrar, o estudante informa o que busca com o Enem. A plataforma disponibilizará, então, um plano de estudos para que possa alcançar o objetivo. O resultado do simulado do Enem mostrará como está o desempenho do aluno em relação ao curso que pretende cursar.
A partir de segunda-feira (2), o MEC vai disponibilizar a plataforma chamada Mecflix, com 1,2 mil vídeoaulas para ajudar nos estudos.
O Enem de 2016 será nos dias 5 e 6 de novembro. As inscrições estarão abertas de 9 a 20 de maio. A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada por meio do programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).
O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e participar do programa Ciência sem Fronteiras. Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.


FONTE
GIRO UOL. Ministério da Educação faz neste sábado primeiro simulado nacional do Enem. Disponível em: <https://snt146.mail.live.com/ol/clear.gifhttps://snt146.mail.live.com/ol/clear.gifhttps://snt146.mail.live.com/ol/clear.gifhttp://educacao.uol.com.br/noticias/2016/04/29/ministerio-da-educacao-faz-neste-sabado-primeiro-simulado-nacional-do-enem.htm>.  São Paulo.  Acesso em: 29 abr. 2016

quarta-feira, 27 de abril de 2016

ELEIÇÃO



ELEIÇÃO DO COLEGIADO ESCOLAR

Bancada de votação composta por alunos dos turnos matutino e vespertino
(Foto: Ribamar Mendonça)
O Centro de Ensino Manoel Beckman realizou hoje, 26 de abril, as eleições do Colegiado Escolar para o biênio 2016-2018, nos turnos matutino e vespertino.
            Participaram do evento toda a comunidade escolar: professores, pais ou responsáveis, e demais servidores (técnicos, administrativos e operacionais), que direta ou indiretamente estão envolvidos no processo do ensino e da qualidade da aprendizagem do nosso alunado.
Segundo o Manual do Orientador, (2016, p.4) o Colegiado Escolar
“é um órgão constituído de representantes dos diversos segmentos da comunidade: pais alunos, professores e demais servidores, objetivando a sua participação nas tomadas de decisões da escola no âmbito administrativo, político-pedagógico e financeiro, com direito a voz e voto, quando reunidos”.

Representa um espaço de participação, discussão e negociação das demandas educacionais, propiciando a construção da cidadania participativa, ao definir os rumos e as prioridades da escola. É, sem dúvida alguma, um instrumento de democratização das decisões, permitindo a vivência democrática de ideias, de necessidades comuns, de alternativas discutidas e partilhadas coletivamente.
A gestão participativa tem, nos organismos colegiados, implantados nas escolas, instrumentos que propiciam a articulação de interesses coletivos, que favoreçam a pluralidade de ideias na busca de soluções de problemas, no partilhamento do poder e consequente descentralização das ações administrativas, pedagógicas e financeiras. Este processo de construção coletiva possibilita à escola uma reflexão de sua prática cotidiana, eliminando decisões centralizadas, cedendo espaço ao exercício da autonomia do cidadão, comprometendo-o com o processo educativo.

Alunos dos turnos matutino, vespertino e apuração dos votos.
(Foto: Ribamar Mendonça)
Para o biênio 2016-2018 foram eleitos os seguintes representantes:
SEGMENTO PROFESSORES
Luiz Máximo Lima Costa
Cledite Maria Reis
SEGMENTO SERVIDORES
Julio Augusto Mendes Ericeira
Ijosenilde Gomes de Jesus
SEGMENTO ALUNO
Eber Dvarone da Silva Souza Junior
Luis Felipe Diniz Pereira
SEGMENTO PAIS
Luzilene da Silva Mota
Ryselena de Cassia Diniz Caldas
Fonte: Gestão Escolar

segunda-feira, 25 de abril de 2016

EXPOSIÇÃO



EXPOSIÇÃO DE ARTE RUPESTRE
 
 Foto: Ribamar Mendonça
O Centro de Ensino Manoel Beckman, mediado pelo prof. Carlos Sobrinho, de História, promoveu a exposição DA PINTURA RUPESTRE A ORIGEM DA ESCRITA, com o objetivo de estudar as sociedades antigas para o melhor entendimento das sociedades atuais.
 “É assim que o aluno entende melhor a importância do legado, das heranças culturais; é identificado através do conhecimento, das práticas antigas, ainda presentes no seu cotidiano”, diz o prof. Carlos Sobrinho, orientador e organizador da exposição, sobre a importância do evento.

 Foto: Ribamar Mendonça
A exposição DA PINTURA RUPESTRE A ORIGEM DA ESCRITA é fruto dos estudos desenvolvidos em sala de aula com os alunos das séries iniciais do Ensino Médio, das turmas 101, 102, 103 e 104, do turno matutino, visando o debate e a pesquisa, de forma mais abrangente e interativa às informações do livro didático, buscando uma forma mais prática e material de apropriação do conhecimento.         
“As réplicas das pinturas rupestres, a confecção dos crânios e das tábuas cuneiforme, produzidas pelos alunos no decorrer do 1º bimestre, além de servirem para se apropriarem do conhecimento, facilitou a abordagem de temas polêmicos como o Evolucionismo”, diz, ainda, o prof. Carlos Sobrinho.
A exposição que teve início no dia 13 de abril foi muito visitada por alunos e professores dos dois turnos, além de pais e visitantes, que não pouparam elogios pelo trabalho dos alunos, pela iniciativa do professor com o apoio da Escola.
A exposição estará em cartaz até o próximo dia 30 de abril.